Dieta, Escolhas Alimentares E Gengiva Saudável

As escolhas de alimentos ou bebidas podem ajudar uma pessoa a ter gengiva mais saudável?

Pesquisadores japoneses estudaram um grupo de cerca de 950 adultos para determinar se o consumo de laticínios com ácido lático, como leite, iogurte e queijo, diminuía o risco de doença gengival.

A saúde periodontal dos participantes foi avaliada através de duas medições – a profundidade da bolsa periodontal e a perda clínica de inserção do tecido gengival. Os pesquisadores verificaram que os participantes que consumiam 55 gramas ou mais de iogurte e bebidas com ácido lático por dia apresentavam significativamente menos ocorrência de doença periodontal. Verificaram que o consumo de leite ou queijo não era tão benéfico para a saúde periodontal.

Os pesquisadores teorizam que o efeito probiótico dos lactobacilos poderia estar relacionado com gengiva mais saudável. Outro estudo japonês mostrou que adultos que bebiam chá verde também tinham gengiva mais saudável, porque os antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias.

Os entusiastas do chá também podem preparar uma xícara de chá preto (sem açúcar, limão ou leite) para ajudar a silenciar ou suprimir o crescimento de bactérias causadoras da cárie e ácidos na boca, segundo pesquisadores norte-americanos.

Pesquisas também mostram uma conexão entre a baixa ingestão de vitamina C proveniente da dieta e doença gengival, de forma que avançar em frutas e vegetais ricos em vitamina C – frutas cítricas, morangos, kiwis, pimentões, tomates, brócolis e muitas outras frutas e vegetais – pode ajudá-lo a ter uma dieta mais saudável e gengiva mais saudável.

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  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.