O Que São Papilas Filiformes?

Mulher ri enquanto cachorro a lambe na cara

Olhe atentamente para sua língua. Consegue ver todos aqueles pontinhos minúsculos? A maioria desses pontos são papilas filiformes. Essas pequenas saliências em formato de filamento cobrem 2/3 da língua. Também são conhecidas como papilas cônicas e servem para revestir e proteger a língua e ajudar na mastigação, fala e limpeza da boca.

Papilas da língua

A PubMed Health define as papilas como membranas mucosas formadas por células que se projetam da parte inferior da língua. As papilas são pequenas saliências na língua que deixam sua aparência áspera. Existem quatro tipos de papilas que coexistem na superfície da língua. Esses tipos incluem: filiformes, fungiformes, foliáceas e circunvaladas. Cada tipo de formação de papila tem uma função específica, de acordo com a Universidade do Texas e a PubMed Health.

  • Filiformes: Essas pequenas projeções são o tipo mais comum de papila gustativa. São pequenas e redondas e não têm botões gustativos.
  • Fungiformes: Essas papilas em forma de cogumelo têm botões gustativos e células sensoriais e estão localizadas principalmente na ponta da língua.
  • Foliáceas: Essas papilas em forma de folha estão localizadas nas bordas laterais da língua e também contêm botões gustativos.
  • Circunvaladas: Essas papilas maiores estão localizadas no terço posterior da língua, distribuídas em forma de v, e também apresentam botões gustativos.

Papilas filiformes

Enquanto as outras papilas auxiliam no paladar, as filiformes servem como mecanismo de revestimento para a língua. Essas papilas criam uma textura áspera e abrasiva que auxilia na limpeza da boca e na mastigação e na fala. Essas pequenas saliências na língua agem aumentando sua aspereza.

As papilas filiformes tem o formato cônico. Na maioria das bocas, essas papilas se desgastam a uma taxa constante - semelhante à pele do resto do corpo. Na presença de certas condições, as papilas podem se desgastar de maneira desigual e ter uma aparência um pouco variada. Uma das condições que podem alterar os padrões de crescimento das papilas filiformes é a língua geográfica, de acordo com um relatório da revista West China Journal of Stomatology. Também conhecida como glossite migratória benigna ou eritema migratório, essa condição ocorre quando certas áreas da língua perdem as papilas ou quando elas crescem de forma irregular. A causa exata da língua geográfica é desconhecida, embora alguns hábitos orais, fatores genéticos e o estresse possam ter influência nessa condição, segundo a American Academy of Oral Medicine (AAOM).

Limpeza das papilas filiformes

É muito importante limpar a língua. À medida que os germes se formam em volta e em baixo das papilas filiformes, podem causar o alongamento das papilas. Esse processo cria uma área de superfície maior para o crescimento de novos germes. Além disso, o tabaco e alguns alimentos podem manchar essas papilas alongadas. Segundo a AAOM, a língua pilosa negra é uma condição que pode ocorrer se as papilas crescerem demais e começarem a reter bactérias e partículas de alimentos. A língua pilosa negra pode contribuir para o mau hálito e o crescimento bacteriano excessivo.

Não negligencie a saúde da sua língua! Escove-a toda vez que escovar os dentes. Considere usar uma escova dental com limpador de língua e bochechas.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.