Partes da boca e suas funções

72541254

A boca, ou cavidade oral, é composta de inúmeros componentes que trabalham juntos para que você possa respirar, falar, comer e digerir os alimentos. Quando conhecemos essas partes da boca e entendemos como elas afetam nossa saúde geral, a importância dos cuidados bucais ganha um novo significado. Saiba o que cada parte da boca faz por você.

Lábios e bochechas
Os lábios e as bochechas são formados por músculos que não apenas permitem que façamos biquinho para beijar, mas também ajudam a moldar nossas expressões faciais, tanto de alegria como de tristeza. Os lábios deixam o ar entrar na boca, contribuindo para a respiração e, junto com as bochechas, ajudam na fala. Eles também mantêm os alimentos e a saliva na boca durante a mastigação. Por fim, esses músculos fortes guiam e mantêm os dentes na posição correta.

Língua

A língua é um músculo poderoso que ajuda na mastigação, deglutição, fala e paladar. Com o auxílio das papilas gustativas – receptores sensoriais localizados na língua, segundo o InnerBody – nós conseguimos saborear os alimentos que comemos. Existem cerca de 10.000 papilas gustativas na língua e em outras áreas da boca, que nos permitem detectar sabores doces, salgados, amargos e salgados.

Dentes, gengiva e osso alveolar
Os dentes são formados por uma coroa de esmalte dura e pelas raízes que os ancoram nos ossos maxilares. O osso alveolar envolve as raízes para estabilizar os dentes na boca, enquanto a gengiva também ajuda a manter os dentes no lugar e protege as raízes da cárie. A principal função dos dentes é cortar e mastigar alimentos para que possam ser digeridos adequadamente, mas os dentes também dão forma ao rosto e ajudam na pronúncia de certos sons (e esteticamente, formam sorrisos lindos).

Glândulas salivares
Nós temos seis glândulas salivares que produzem o líquido transparente conhecido como saliva. Composta principalmente de água, a saliva também contém substâncias que decompõem os alimentos para iniciar o processo digestivo. Além disso, a saliva umedece a boca para que possamos falar, mastigar e engolir com facilidade. Também remove continuamente bactérias dos dentes e da gengiva para ajudar a prevenir a cárie e doença periodontal. De acordo com o Healthline, os minerais e proteínas presentes na saliva desempenham um papel vital na proteção do esmalte dos dentes contra a cárie, e o corpo produz cerca de 1000 a 1500 ml de saliva por dia.

Articulação temporomandibular
A capacidade de abrir e fechar a boca, mover a mandíbula para frente e de um lado para o outro, além de mastigar, falar e engolir é possível graças à articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação, de acordo com a Associação Americana de Odontologia, está localizada nos dois lados da cabeça e trabalha em conjunto com a mandíbula e os músculos e ligamentos faciais. Qualquer alteração na sincronização desse par de articulações - como artrite ou bruxismo - pode resultar em dor facial, dificuldade para mastigar e outros impedimentos ao movimento normal da mandíbula.

Como manter a boca saudável
Uma rotina de higiene bucal para manter todas as partes da boca saudáveis consiste em escovar os dentes duas vezes ao dia, usar creme dental fluoretado e remover os resíduos entre os dentes com o fio dental. Para manter as papilas gustativas aguçadas, escove a língua regularmente também. Fazer bochechos com um enxaguante bucal antimicrobiano também pode reduzir a quantidade de bactérias na boca e combater os germes que causam mau hálito. Além disso, evitar produtos que contêm tabaco e limitar a quantidade de açúcar e carboidratos, que causam cárie, traz benefícios não só para a saúde bucal.

É importante agendar consultas regulares com o dentista e limpezas profissionais, que removem o tártaro e a placa que a escova dental não consegue alcançar. Sinta-se seguro em saber que o dentista também fará um exame completo da sua boca para identificar possíveis sinais de câncer de boca.

Embora a beleza dos dentes seja importante, uma boca saudável é muito mais do que isso. Manter todas as partes da boca em bom estado não apenas garante uma boa saúde bucal, mas também um corpo saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.