Como se livrar da garganta seca: Causas e soluções

Jovem feliz com um grande sorriso, segurando copo de água

Existe alguma coisa mais irritante do que sentir a garganta seca e coçando? Desidratação, alergias, resfriado comum e dormir com a boca aberta podem causar secura e desconforto na garganta. Saiba como se livrar da garganta seca considerando todas as causas a seguir e você estará no caminho certo para encontrar uma solução.

 

 

Desidratação

 

 

A saliva é composta principalmente por água, por isso faz sentido que ela fique espessa e viscosa quando estamos desidratados. Quando há pouca água no organismo, a saliva pode não ser capaz de umedecer bem a boca ou a garganta.

De acordo com a Harvard Health Publishing, uma pessoa comum deve beber de quatro a seis copos de água por dia. Se você está ingerindo menos do que essa quantidade de água, pense seriamente em aumentar a ingestão. Porém, se você tem alguma doença que afeta os rins, o fígado, o coração ou a tireoide, ou está tomando algum medicamento que faz com que seu organismo retenha líquidos, converse com o médico antes mudar significativamente o consumo de água.

 

 

Alergias

 

 

A rinite alérgica, também conhecida como febre do feno, e reações alérgicas à poeira, mofo ou pelos de animais podem causar sensação de garganta seca. Quando o nariz retém partículas às quais o organismo é sensível, a produção de muco aumenta e as cavidades nasais ficam inflamadas. Essa inflamação pode provocar ressecamento, coceira ou irritação na garganta, além de coriza e congestão nasal, informa a Harvard Health Publishing.

Fumaça e outros irritantes no ar podem ter o mesmo efeito, mesmo se você não for alérgico. A Asthma and Allergy Foundation of America aconselha as pessoas com rinite a usar anti-histamínicos ou descongestionantes para ajudar a diminuir os sintomas da alergia e a se livrar da garganta seca.

 

 

Resfriado comum

 

 

A garganta seca pode ser um sinal de resfriado? O Centro Médico da Universidade de Rochester lista coceira na garganta e garganta arranhando como alguns dos muitos sintomas do resfriado comum. Como você provavelmente já sabe, os outros sintomas são nariz escorrendo ou entupido, espirros, febre, olhos lacrimejantes e tosse leve.

O uso de medicamentos para resfriado pode diminuir os sintomas. Fazer gargarejos com água morna e sal, descansar mais e beber muita água também pode ajudar a tratar um resfriado. Se você tiver sintomas de gripe, como febre alta, tosse intensa ou fadiga que dura semanas, consulte um médico.

 

 

Garganta seca ao acordar

 

 

Se você acorda com a garganta seca, mas esse efeito desaparece ao longo do dia, talvez esteja respirando pela boca enquanto dorme. Estar com o nariz entupido ou dormir de costas pode dificultar a respiração pelo nariz à noite, podendo fazer você respirar naturalmente pela boca, e não pelo nariz. Beber um copo de água pela manhã pode ajudar você a sentir a garganta melhor.

Garganta seca ao acordar também é um sintoma da apneia do sono. A Massachusetts Eye and Ear Infirmary explica que a apneia do sono é uma doença na qual os indivíduos param de respirar ou respiram muito superficialmente durante a noite. As pessoas que sofrem de apneia do sono também costumam roncar alto, engasgar ou suspirar ao dormir e se sentir cansadas durante o dia porque seu sono é interrompido. Cerca de 12 milhões de americanos sofrem de apneia do sono. Se você acha que sofre de apneia, consulte um médico, pois ele poderá recomendar maneiras de ajudá-lo a dormir melhor.

 

 

Boca e garganta secas

 

 

Quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente, a boca e a garganta podem ficar secas. Esse ressecamento aumenta o risco de cárie porque a saliva elimina restos de comida e protege os dentes dos ácidos de bebidas e alimentos. Se você sofre de boca e garganta secas de vez em quando, pode tentar remédios caseiros, como beber água, chupar balas e mascar chicletes sem açúcar e umidificar a casa.

 

Para descobrir como se livrar da garganta seca, primeiro você deve identificar qual a causa desse problema. Muitas vezes, a solução pode ser muito simples, como beber mais água. No entanto, sua garganta pode estar seca devido a um problema de saúde; portanto, consulte um médico se você tiver outros sintomas preocupantes e vá ao dentista regularmente para avaliar sua saúde bucal.

 

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.