Como funciona o irrigador dental em comparação ao fio dental?

família festejando final da pós-graduação de odontologia

Existe um antigo ditado que diz que "Você é o que você come". Independentemente se a sua comida predileta é fruta fresca, legume e verdura ou se você prefere matar a fome comendo doce, em algum momento a comida vai ficar presa entre os dentes. Mesmo que o seu reflexo inicial seja escovar os dentes e se livrar daqueles pedacinhos de comida, lembre-se que passar fio dental seria o ideal, e para aqueles que não conseguem de usar fio dental, o irrigador oral pode ser uma alternativa.

O tradicional fio dental

Passar fio dental ajuda a remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana nos locais de difício acesso, como entre os seus dentes e debaixo da linha da gengiva. Quando a placa bacteriana não é removida, pode ser prejudicial para a sua saúde bucal, podendo acarretar no desenvolvimento de uma doença gengival. O uso do fio dental é diário, certifique-se que você está passando o fio dental corretamente, seguindo estas dicas:

Comece separando aproximadamente 45cm de fio dental. Enrole a maior extensão do fio ao redor do dedo médio e deixe "livre" para o uso somente alguns centímetros.

Use o seu dedo indicador e o polegar para segurar o fio dental com firmeza. Deslize livremente o fio dental para cima e para baixo entre os dentes. Cuidado para não forçar o fio dental ao passá-lo na gengiva. Para a limpeza do próximo dente, corra um pouco o fio dental entre os seus dedos, reposicionando-o, de maneira que sempre esteja usando uma parte limpa. Use o mesmo movimento de deslizar o fio dental para cima e para baixo na hora de retirá-lo.

Irrigador oral

Muito embora o irrigador oral também seja um jeito de limpar os dentes, ele difere do uso tradicional do fio dental. De acordo com a Associação Dental Americana (ADA), o método do irrigador dental utiliza um aparelho que remove resídeuos de alimentos entre os dentes ao usar um jato de água contínuo. O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.

Benefícios do fio dental

A ADA fez menção de um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Nova York em que 51 irmãos gêmeos foram observados ao longo de duas semanas. Um dos gêmeos usou fio dental enquanto o outro não. Os resultados mostraram uma diminuição no sangramento das gengivas no gêmeo que passou o fio dental. Além da redução da placa bacteriana, isso demonstra a necessidade do uso diário do fio dental.

As embalagens tradicionais de fio dental são pequenas e muito portáteis, de forma que é fácil passar fio dental mesmo quando você está fora de casa. Por comodidade, cabem no bolso da calça ou na gaveta da escrivaninha do trabalho. Por outro lado, o aparelho do irrigador oral pode ser grande demais para você ficar carregando e precisa ser ligado na tomada, de modo que pode acabar não sendo muito prático na hora de levar para algum lugar, impedindo então você de passar fio dental.

Mesmo se há anos você tem o costume de usar um irrigador oral, não deixe de passar fio dental da maneira tradicional. Passar fio dental é uma das etapas da rotina diária de saúde da sua boca, assim como escovar corretamente os dentes. Complemente a escovação com o uso tradicional do fio dental. Por fim, não esqueça de agendar uma consulta com o seu dentista a cada seis meses. Ele vai não só deixará em dia a limpeza dos seus dentes como também poderá identificar possíveis problemas bucais.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.