Amigas sorrindo enquanto conversam
Badge field

Cáseos amigdalianos: 4 sintomas típicos e como tratar

Published date field

 

Sabe aquelas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na garganta? Elas são os cáseos amigdalianos, que geralmente surgem na superfície da amígdala. 

Apesar de o caseum na garganta não causar maiores complicações de saúde, ele pode trazer muito desconforto e incômodo para quem tem essa condição. 

Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre essas bolinhas brancas na garganta. Veja os quatro principais sintomas do cáseo, e algumas formas de tratar esse problema tão comum.

 

O que são cáseos amigdalianos, afinal?

Os cáseos amigdalianos são bolinhas amarelas na garganta ou brancas. Elas são fáceis de serem vistas quando você olha para dentro da sua boca diante do espelho. 

Além de perceber as bolinhas, é fácil de identificar o cáseo por conta de uma substância pegajosa que se forma na superfície da amígdala. 

Como ele se aloja nas chamadas criptas da amígdala, pode atrapalhar – vale lembrar que as amígdalas têm a importante missão de proteger o organismo de infecções por vírus e bactérias.

Basicamente, o cáseo é formado por:

  • acúmulo de placa bacteriana no fundo da garganta;

  • diminuição no fluxo salivar, já que ela ajuda a eliminar parte da placa bacteriana.

      

4 sintomas da formação de caseum na garganta

Existem alguns sintomas comuns que podem indicar a formação de cáseos amigdalianos. Geralmente, eles estão acompanhados de outros problemas que aumentam seu desconforto e incômodo. 

E se você notar que tem um desses sintomas, não espere mais para marcar uma consulta com o(a) dentista. 

1. Mau hálito

O sintoma mais comum para esse problema é o mau hálito. Isso porque os cáseos são formados por placa bacteriana acumulada na amígdala, como dito antes. E a ação das bactérias gera o odor desagradável e forte. 

Isso fica pior quando as bactérias começam a se proliferar ainda mais na região, ajudando a crescer mais bolinhas brancas na garganta, piorando a qualidade do hálito. 

2. Inflamação da garganta

A garganta inflamada também pode ajudar a causar cáseos, principalmente por causa de processos inflamatórios na amígdala, comuns em doenças como a amigdalite ou faringite. 

Nesses casos, as cavidades das amígdalas se expandem e acumulam mais bactérias, células mortas e restos de alimentos. E isso cria um ambiente para o surgimento dos cáseos na garganta.  

Além disso, a inflamação na garganta pode causar um aumento nas substâncias que causam a halitose relacionada com o cáseo.

3. As bolinhas brancas e amareladas

Como dito antes, uma das primeiras coisas que podem indicar os cáseos amigdalianos são as bolinhas brancas e amareladas.

Caso você sinta um mau hálito ou algum quadro de infecção na garganta, tente ver se está com essas bolinhas no fundo dela. Você só precisa abrir bem a boca à frente de um espelho.

4. Sensação de garganta arranhando

Garganta arranhando também pode ser um sintoma dos cáseos na amígdala. 

Isso porque os cáseos amigdalianos podem causar essa sensação incômoda e desconfortável, principalmente quando você ingere algum alimento.  

 

Quais são os tratamentos para cáseo amigdaliano?

Os tratamentos para cáseo amigdaliano são necessários para diminuir e tirar essas bolinhas que se formam no fundo da garganta.

Geralmente, o(a) dentista segue dois caminhos:

  • indicar medicamentos para diminuir a infecção (antibióticos e anti-inflamatórios); 

  • remoção cirúrgica das amígdalas em casos mais graves. 

É importante lembrar que qualquer pessoa pode viver sem as amígdalas. Mas elas são removidas apenas nos casos em que a medicação não conseguiu ter efeito contra os cáseos amigdalianos. 

No dia a dia, é importante ter um cuidado extra com a higiene bucal. Isso porque o cáseo é formado pelo acúmulo de placa bacteriana, que surge principalmente pela falta de escovação. 

Por isso, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use sempre o fio dental. Se você não sabe usar fio dental da forma certa, aprenda em menos de 1 minuto neste vídeo:

 

 

Além disso, você pode intensificar a limpeza com o enxaguante Colgate Total 12 Hálito Saudável.

A fórmula de Colgate Total 12 enxaguante neutraliza as bactérias que causam o odor forte no hálito!  

 

Dúvidas frequentes sobre cáseos amigdalianos

Tem como prevenir a formação de cáseo amigdaliano?

Sim, você consegue evitar a formação de caseum na garganta com uma boa rotina de higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia, passando fio dental e usando um bom enxaguante bucal. 

Qual médico procurar para tratar cáseos na garganta?

Ao notar bolinhas amarelas na garganta, você deve procurar um dentista. Esse profissional é o responsável por prescrever o melhor tratamento para esse problema, ajudando na sua remoção e prevenção.
As bolinhas brancas na garganta são pus?

Não, as bolinhas brancas na garganta não são formadas por pus. Ele indica que há uma inflamação na região, diferente dos cáseos, que são uma massa pastosa formada por bactérias.

 

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.