Casal. Homem e mulher, negros, com idade aproximada de 35 anos, sentados no sofá se abraçando e sorrrindo. Ele tem o cabelo bem curto, quase raspado, veste camisa rosa clara acinzentada e calça cinza escura. Ela tem cabelo castanho escuro cacheado, veste blusinha de manga curta, listrada, cinza e branca, e veste calça leggin cinza escura.
Badge field

O que é clareamento a laser? Vem com a gente descobrir!

Published date field

Você quer saber mais sobre clareamento a laser? Então, chega mais que a gente te conta!

Antes de tudo, é preciso entender que o clareamento dental é definido como uma técnica que pode fazer os dentes ficarem mais brancos. E grande parte desse resultado pode ser conseguido por meio de produtos específicos, como o peróxido de hidrogênio, que atua em parte mais interna do dente, em vez de só tirar manchas superficiais.

Já o clareamento a laser é um procedimento para o branqueamento dos dentes realizado por dentistas nos consultórios. Mas é importante você saber: esse tipo de clareamento já não é tão comum como antes.

Mas, mesmo assim, vamos falar nesse conteúdo sobre as diferenças entre o clareamento dental a laser e o clareamento dental convencional, feito pelos(as) dentistas nos consultórios com ajuda de moldeiras e de produtos clareadores.

Além disso, você vai saber:

  • como clarear os dentes e como é feito esse procedimento,

  • as vantagens,

  • os benefícios,

  • e quais são as contraindicações para o tratamento de clareamento a laser.

     

Clareamento a laser ou convencional: qual é melhor?

Antes de tudo: quem nunca desejou dentes mais brancos? Muitas pessoas procuram o(a) dentista justamente para realizar esse sonho. Então, o clareamento dental tornou-se um dos principais meios para conquistar o sorriso tão desejado.

Além do clareamento dental caseiro, existem algumas opções para este procedimento realizado no consultório, como dissemos: o clareamento dental convencional, com uso de moldeiras e produtos clareadores, e o clareamento dental a laser. 

Mas, afinal de contas, qual deles é o melhor para você? Vem conhecer um pouquinho sobre eles abaixo para conversar com o(a) dentista e, decidir com ele(a), qual é o ideal para o seu caso.

 

Clareamento convencional

O clareamento dental é um tratamento que pode ser feito no consultório do(a) dentista, com procedimentos e produtos específicos que garantem o resultado imediato, e/ou com a prescrição de produtos para serem usados em casa.

O clareamento pode ser concluído em uma, duas ou três consultas. Para tanto, existem duas opções no clareamento dental consultório

  • com o uso de moldeiras,

  • com o uso de laser.

     

Clareamento com moldeira

Nessa opção, tira-se o molde dos dentes e uma moldeira é ajustada na sua boca. Um gel clareador dental é então aplicado à moldeira, para que, ao colocá-la na sua boca, o produto possa agir nos seus dentes.

Esse processo pode te fazer ir várias vezes ao consultório. Mas, por que a moldeira? Porque ela ajuda a reduzir o contato do gel clareador com o tecido gengival.

E quanto aos produtos usados e indicados pelo(a) dentista, eles podem ser comprados em farmácias, por exemplo, ou fornecidos no consultório mesmo para você usar em casa.

 

Clareamento a laser

A odontologia a laser ficou famosa nos últimos anos. Este tipo de tratamento é usado para remover ou alterar tecidos duros e moles em uma variedade de procedimentos odontológicos. 

Já o clareamento dental a laser é feito exclusivamente no consultório odontológico, onde o produto clareador é aplicado em cada dente e o calor gerado por um laser aumenta sua eficácia. Ao mesmo tempo, acelera esse processo. 

Mas é importante você saber: embora os lasers tenham sido introduzidos no mercado odontológico décadas atrás, eles não são considerados convencionais na odontologia.

 

Clareamento caseiro

Você deve marcar uma consulta com o(a) dentista para avaliar o tipo de clareamento caseiro que é recomendado com base na cor/tonalidade dos seus dentes. 

Neste caso, o(a) dentista faz um molde da sua arcada dentária para fazer a moldeira a ser usada no clareamento e escolhe o sistema clareador dentário adequado para você. 

O(a) dentista também te diz sobre como e quantas vezes ao dia utilizar o sistema durante uma ou duas semanas, monitorando a sensibilidade dos dentes. 

A opção de clareamento em casa envolve um processo mais longo do que os procedimentos realizados no consultório.

 

Produtos para clareamento caseiro

O processo de clareamento caseiro pode ser feito com produtos de venda livre, ou seja, que podem ser comprados em supermercados e drogarias sem receita médica. 

Mas, a porcentagem ou concentração de agentes clareadores destes produtos é limitada. Lembrando que os melhores resultados são obtidos com concentrações mais altas do agente clareador no consultório e também dependem do método de aplicação.

Com o acompanhamento do(a) dentista, você pode usar produtos de clareamento ou branqueamento que estão disponíveis para venda livre, ou seja, para compra sem receita médica em farmácias, como:

  • cremes dentais e enxaguantes bucais clareadores e branqueadores,

  • gel usado em moldeiras para clareamento,

  • fitas clareadoras,

  • gomas de mascar branqueadoras,

  • caneta clareadora dental.

Como funcionam? Estes tipos de clareamento são autoaplicáveis e, portanto, é importante você ler as instruções de uso e o que, de maneira específica, precisa ser feito. Além, claro, de sempre consultar o(a) dentista.

Conheça melhor os métodos disponíveis para venda livre:

Tiras branqueadoras: elas contêm ingrediente ativo e são colocadas sobre os dentes até duas vezes por dia, durante 30 minutos, por um período de, aproximadamente, duas semanas.

Moldeiras pré-fabricadas: método supervisionado pelo(a) dentista que utiliza um gel clareador com um princípio ativo para clarear os dentes.

Gomas de mascar branqueadoras: revestem os dentes para evitar manchas e, portanto, podem ser usadas com frequência.

Cremes dentais branqueadores: contêm agentes abrasivos que removem as manchas superficiais.

Enxaguantes bucais: podem ser usados para clarear os dentes. Consulte o(a) dentista para saber quais são os mais apropriados para você.

E, para os tipos de clareamento convencional, a laser e/ou caseiro, vale lembrar sempre que a segurança do método e a eficácia do produto usado são fundamentais para um bom resultado com pouco ou nenhum efeito colateral, beleza? 😃

Como é feito o clareamento a laser?

 

Esse procedimento usa um gel clareador potente, ativador e que é intensificado pelo laser, proporcionando resultados rápidos e significativos após as aplicações.

Segundo a American Dental Association (ADA), o agente clareador usado é um gel à base de peróxido de hidrogênio, com níveis de concentração que variam de 25% a 40%.

Conheça aqui algumas das precauções que podem ser tomadas pelo(a) dentista antes de fazer o clareamento dental a laser:

  • afastador para bochechas,

  • lençol ou dique de borracha para cobrir a sua gengiva,

  • creme dental dessensibilizante, que ajuda a fortalecer e endurecer o esmalte dos dentes,

  • aplicação de fluoreto ou agente dessensibilizante similar.

No clareamento a laser, o(a) dentista usa um dique de borracha ou aplica um gel protetor para cobrir a sua gengival. Em seguida, aplica um gel clareador nos dentes durante um determinado período de tempo.

Então, o(a) dentista usará a luz ultravioleta do laser para ativar o agente clareador presente no gel.

Após isso, o(a) dentista, poderá te oferecer kits de clareamentos dentais caseiros para você continuar em casa e, neste caso, os resultados serão mais duradouros.

Por causa da concentração de peróxido de hidrogênio mais elevada do que a que você encontra nas pastas de dente clareadoras, por exemplo, o(a) dentista tomará algumas precauções especiais para reduzir a sensibilidade e proteger os lábios, a gengiva e outros tecidos da cavidade bucal contra danos.

É importante você saber: embora tenha sido aprovado pela Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o uso do laser na odontologia ainda não tem o selo de aceitação da ADA para segurança e eficácia. Mas, a associação acredita que logo a odontologia a laser, o que inclui o clareamento dos dentes, será mais usada em procedimentos no consultório.

Quantas sessões são necessárias de clareamento a laser?

É o(a) dentista quem vai dizer quantas sessões de clareamento a laser serão necessárias de acordo com o seu objetivo.

No entanto, na maioria das vezes, é preciso realizar o procedimento com frequência, pois várias sessões podem ser necessárias para você alcançar os resultados desejados.

Lembrando que pode ser preciso usar moldeiras para clareamento caseiro para melhorar ou manter esses resultados.

Quanto tempo dura o clareamento a laser?

O(a) dentista poderá informar melhor o tempo da sessão de clareamento a laser no consultório odontológico, mas, no geral, o procedimento leva cerca de uma hora.

Qual o valor do clareamento a laser

O preço pode variar, mas, como já falamos aqui, o clareamento dental a laser costuma ser mais caro que o de outros métodos disponíveis.

 

3 vantagens e benefícios do clareamento a laser

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de clareamento e o clareamento a laser, vem conferir 3 vantagens do tratamento:

 

Ação profunda

Por se tratar de um produto que causa uma alteração profunda no esmalte dos dentes, o clareamento e a remoção de manchas são mais eficazes.

Resultados imediatos

Por se tratar de um procedimento feito com gel clareador e o laser, as pessoas, em geral, notam o resultado logo ao fim da primeira sessão.

Segurança no procedimento

Por ser realizado dentro do consultório do(a) dentista, você conta com a segurança de fazer o clareamento dental com um profissional, por meio de um método moderno e de produtos de qualidade.

 

Contraindicações para o tratamento de clareamento a laser

Nem todo mundo é candidato a esse tipo de procedimento.

Antes de considerá-lo, você precisa fazer uma avaliação com o(a) dentista. Além disso, lembre-se de que qualquer tratamento de clareamento é um procedimento estético e não é coberto pelo seguro odontológico.

O clareamento ou branqueamento dental é um procedimento que pode melhorar seu sorriso, porém, de acordo com uma declaração da Associação Americana de Odontologia (ADA), ele não é isento de eventualidades, por isso é muito importante sempre falar com um(a) dentista.

A recomendação é de que qualquer método seja supervisionado pelo(a) dentista após o exame dentário para determinar a melhor opção de clareamento. A condição dos dentes e a causa da alteração da coloração serão fundamentais para isso.

 

 

Cuidados após o procedimento de clareamento dental a laser

Após fazer um procedimento como esse, o ideal é que você mantenha alguns cuidados para os dentes não voltarem a ter manchas logo na sequência. Então, é preciso saber quando procurar o(a) dentista para realizar uma limpeza dental profunda, ou evitar alimentos que podem pôr a perder os resultados do clareamento, combinado?

Isso porque, com o passar do tempo, práticas como o tabagismo e a exposição gradual a determinados alimentos e bebidas, como o café e frutas cítricas, poderão escurecer os dentes recentemente clareados.

Veja o vídeo abaixo, por exemplo, e confira os alimentos que podem prejudicar o clareamento dental.

Mas, calma, existem hábitos que podem ser adotados para manter seu sorriso. O pequeno esforço investido em mantê-los brancos ao máximo não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários que você precisará investir caso tenha que fazer novos tratamentos de clareamento dental.

Veja abaixo algumas dicas para manter seus dentes brancos depois do clareamento dental a laser:

  • use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes,

  • escove ou enxágue os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los,

  • use um canudo para bebidas que possam manchar os dentes,

  • use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa e evite tons alaranjados ou marrons, por exemplo. Isso pode dar uma aparência mais branca aos dentes quando te virem sorrindo. 

Além de tudo isso, fique atento(a) e verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. 

Caso seja tabagista ou consuma alimentos que podem manchar os dentes, esse retoque poderá ser mais frequente.

 

Mantenha os cuidados em casa

Antes de tudo, converse com o(a) dentista sobre kits de clareamento dental e produtos que podem ser indicados para manter os dentes brancos em casa e opte sempre por marcas de confiança.

Com uma ida ao supermercado, por exemplo, você poderá ver que existem opções de pasta de dente clareadora, enxaguante bucal para branqueamento e até canetas dentais clareadoras.

Dica: o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora,  por exemplo, removem as manchas superficiais do seu dente, deixando um sorriso mais branco e brilhante como você sempre quis.

Experimente hoje mesmo!