Estudo Vincula A Perda Dental Com O Declínio Da Saúde Nos Idosos

Se você tem poucos dentes naturais ou mesmo nenhum aos 70 anos de idade, você pode estar envelhecendo de maneira acelerada. “É importante levar a sério a má saúde dental, pois essas pessoas podem apresentar maior risco de declínio geral físico e/ou cognitivo”, diz o Dr. Poul Holm-Pedersen, do Copenhagen Gerontological Oral Health Research Center.

Os pesquisadores avaliaram o número de dentes remanescentes intactos em 573 homens e mulheres de 70 anos sem incapacidades vivendo em Copenhague em 1984. Quando o estudo começou, menos de 20% tinham 20 ou mais dentes, e mais de 40% não tinham dentes. O início da incapacidade foi determinado entre os participantes do estudo por meio de avaliações de acompanhamento conduzidas 5, 10, 15 e 20 anos mais tarde, enquanto a mortalidade dos sujeitos foi avaliada nos 21 anos subseqüentes.

Comparados com idosos que possuíam 20 ou mais dentes naturais, aqueles com poucos dentes ou nenhum aos 70 anos de idade apresentavam probabilidade significativamente maior de relatar problemas de mobilidade como dificuldade de andar ou subir escadas dentro dos cinco ou dez anos seguintes, diz um relatório. A ausência total de dentes aos 70 anos de idade também foi vinculada com mortalidade maior durante o período do estudo.

As associações permaneceram fortes mesmo quando os investigadores observaram outros fatores potencialmente associados com incapacidade e morte – tais como problemas relacionados a saúde e educação.

Por hora, o achado de que a perda dental parece estar relacionada com o início da incapacidade e mortalidade em idades avançadas levanta questões clínicas importantes para prevenção de doenças e cuidados geriátricos, dizem os pesquisadores.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns para ADULTOS COM MAIS DE 55 ANOS

  • Gengivite
    Essa condição potencialmente séria ocorre quando os tecidos da gengiva próximos aos dentes se tornam infectados devido à construção de placa nos dentes e gengiva. A gengivite é a primeira etapa da doença periodontal e é reconhecida por gengivas inchada, vermelha ou sangrando. A doença periodontal é uma preocupação para adultos mais velhos por diversas razões, incluindo a construção de placa nos dentes e gengiva pelo não desenvolvimento de hábitos de cuidados de saúde bucal adequados previamente.

  • Cárie nos dentes ou na raiz
    Mesmo com mais de 55 anos, adultos ainda podem desenvolver cárie nos dentes ou nas raízes se a recessão da gengiva ocorrer. É importante para adultos mais velhos limpar de forma eficiente a gengiva, os dentes e as superfícies expostas de raízes para remoção de placa dental e restos de alimentos.

  • Dentes sensíveis
    Em determinado momento, todos nós já tomamos um bom e frio copo de água, somente para fazer uma careta mediante a sensação precisa de formigamento em nossos dentes. Diversos fatores causam a sensibilidade dentária, incluindo escovar muito agressivamente com uma escova de cerdas duras, desgaste do esmalte do dente ou dentes trincados ou fraturados.

Ajude sua boca a envelhecer com elegância

Cuidar de sua boca ainda é essencial. Experimente um de nossos produtos para ajudar a manter os sorrisos saudáveis em qualquer idade.