Quando os bebês sorriem pela primeira vez? O que realmente significa aquele sorriso banguela?

bebê sorrindo com dois dentes

Se você é um pai ou mãe de primeira viagem exausto, provavelmente está esperando o dia em que seu bebê vai sorrir para você pela primeira vez. Quando os bebês dão o primeiro sorriso? Depende do que você quer dizer com "sorriso". Também depende da personalidade do bebê, da saúde dele em geral e da proximidade com que você está vendo esse rostinho.

Os sorrisos dos recém-nascidos: não são apenas gases

Enquanto você se encanta com o sorriso sonolento do seu recém-nascido, alguns pessimistas podem sentir a necessidade de avisar que são "apenas gases" e que seu bebê não está realmente sorrindo. Ignore essas pessoas negativas. Bebês com gases não sorriem, eles gritam; provavelmente, seu bebê já sorria muito antes de você poder segurá-lo nos braços. De acordo com a BBC News, pesquisadores que usaram ultrassonografias 4D descobriram que os bebês sorriem até mesmo no útero. Eles suspeitam que o sorriso indique que o bebê está calmo e contente.

Enquanto alguns bebês nascem sorrindo, outros podem não sorrir por alguns dias ou semanas depois de nascerem. Depende de quanto tempo o bebê leva para se acostumar com o mundo exterior. A melhor hora para flagrar esses primeiros sorrisos é quando seu bebê está dormindo, aquecido e com a barriga cheia.

Quando os bebês sorriem pela primeira vez para dizer olá?

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele. Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Para incentivar o sorriso social, sorria para o seu bebê. Reaja quando ele sorrir para você. Fale e brinque com ele e observe seu rosto. São os pais que ensinam o bebê a como ser social. Quando se trata de sorrir, ele realmente vai aprender observando os pais.

Quando os bebês dão o primeiro sorriso com dentes?

Os sorrisos banguelas do seu filho são divertidos, mas você sentirá uma emoção especial quando ele der aquele primeiro sorriso com um branco perolado. Na maioria dos bebês, o primeiro dente surge antes dos 7 meses de idade, mas algumas crianças podem ter 9 meses ou até um ano quando o primeiro nasce.

Você tem orgulho dos sorrisos do seu bebê e realmente deve ter. Eles são um sinal de que ele é feliz, saudável e gosta de estar perto das pessoas. Se você incentivar e cuidar desses sorrisos, você vai desfrutar deles pelo resto de sua vida.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.