Remédios naturais e seguros para a dentição do bebê

bebê sentada na cama, sorrindo

Que remédios para o desconforto da dentição são seguros para os bebês? Não é fácil ver o seu filho passar pelo desconforto que pode surgir com a chegada dos primeiros dentes de leite. Quando os dentes decíduos começam a nascer por volta dos 6 meses de idade, a gengiva do bebê pode ficar sensível e dolorida. No período de dentição, o bebê pode ficar irritado e agitado. Ele pode querer chupar ou morder tudo o que encontrar para sentir alívio. Você pode diminuir o desconforto do bebê com remédios simples e seguros.

Anéis de dentição resfriáveis

Um anel de dentição limpo e frio, mas não gelado, é excelente para aliviar a sensibilidade da gengiva. Seu bebê pode morder o anel para diminuir um pouco a dor. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o frio de um anel de dentição ou outro objeto refrigerado pode funcionar como anestésico. Se você não tem um anel de dentição, também pode usar uma colher pequena e limpa. Deixe-a na geladeira até esfriar e, em seguida, passe a colher fria delicadamente na gengiva do bebê. Outra opção é deixar a chupeta na geladeira para esfriar e depois dar para o bebê chupar para aliviar o desconforto.

Massagem na gengiva

O mais simples dos remédios para o desconforto da dentição é a massagem na gengiva. Esfregue a gengiva do bebê com o dedo limpo. Para obter o efeito anestésico do frio aliado ao efeito calmante da pressão, use um pano ou gaze úmido e frio para massagear a gengiva.

O que não usar para o desconforto da dentição

Anéis de dentição resfriáveis e massagem delicada são remédios seguros para o desconforto da dentição. O que você não deve fazer é aplicar gel para dentição que contenha benzocaína na gengiva do bebê. A benzocaína é encontrada em alguns produtos analgésicos de venda livre. A Food and Drug Administration (FDA) alertou contra o uso desse ingrediente em crianças menores de 2 anos por causa de sua possível ligação com um distúrbio raro, mas potencialmente perigoso, conhecido como metemoglobinemia. Se objetos frios e massagem parecem não aliviar os sintomas de dentição do bebê, converse com o dentista ou pediatra sobre outras opções. Ele pode recomendar uma pomada segura que possa diminuir o desconforto.

A dentição não é apenas o momento de aliviar os sintomas do seu filho, ela também marca o início de uma vida de boa higiene bucal. Marque uma consulta com o dentista assim que o primeiro dente surgir. Comece a escovar os dentes do bebê com uma escova dental de cerdas macias e um pouco de água. Você pode perguntar ao dentista quando deve começar a usar um creme dental sem flúor.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.