Sinais comuns da dentição

bebê sorrindo com dentes nascendo

A erupção do primeiro dente do bebê é um evento marcante. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a maioria dos bebês deve desenvolver seu primeiro dente por volta dos 6 meses de idade e terá o conjunto completo de dentes decíduos aos 3 anos. Embora os sinais mais comuns da dentição sejam irritabilidade e salivação excessiva, há uma série de outros sinais que podem indicar que os dentes do seu filho estão nascendo. Pode ser um processo doloroso e cada bebê lidará com o desconforto de uma forma diferente. Estar familiarizado com esses sinais comuns ajudará você a manter o bebê confortável durante essa fase.

Diminuição do sono. Você percebeu alguma mudança significativa no padrão de sono do bebê? A causa pode ser a dentição. Durante esse processo, para muitos bebês será mais difícil pegar no sono. Além disso, eles acordarão com mais frequência por causa da dor causada pelo desconforto na gengiva.

Necessidade excessiva de morder ou roer. Um bebê na fase de dentição provavelmente morderá ou irá roer qualquer coisa que encontrar. A pressão causada pela mordida pode ajudar a diminuir um pouco o desconforto na gengiva e a aliviar a dor temporariamente. Dar ao bebê um mordedor é uma ótima maneira de ajudá-lo a passar por esse momento difícil.

Esfregar as orelhas ou as bochechas. Os sinais da dentição também podem incluir dor que se espalha para as orelhas e as bochechas. Quando os bebês estão sentindo tal desconforto, eles costumam puxar as orelhas ou esfregar as bochechas em busca de alívio. Embora esse comportamento possa ser um sinal da dentição, também pode indicar que o seu bebê está sofrendo de infecção no ouvido. Se for esse o caso, uma consulta médica é essencial.

Perda de apetite. Quando os dentes de uma criança estão nascendo, sua gengiva pode ficar sensível e dolorida. Como resultado, os bebês normalmente recusam alimentos. Isso é natural, pois o processo de mastigação pode causar ainda mais desconforto para o bebê, resultando em perda de apetite.

Não deixe de fazer a limpeza e cuidar dos dentes do seu filho de forma adequada. Lembre-se que as boas práticas de higiene bucal devem iniciar mesmo antes da erupção do primeiro dente do bebê.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.