Efeitos Bucais Da Amamentação

Aleitamento materno pode ajudar a promover o crescimento de dentes alinhados na criança, sugere um estudo australiano.

Mordida aberta, sobremordida e desalinhamentos dentais moderados são menos prevalentes entre as crianças que são predominantemente ou exclusivamente amamentadas. Mas os autores reportaram no estudo que o uso de chupeta modificou essas associações.

Os pesquisadores estudaram 1.300 crianças por 5 anos, registrando o tipo de amamentação, no nascimento, aos 3 meses de idade, aos 12 e aos 24 meses e avaliaram a oclusão aos 5 anos de idade.

"Nossos achados reforçaram a mensagem da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a alimentação exclusiva por amamentação até os 6 meses de idade, tanto em países subdesenvolvidos quanto em países bem desenvolvidos", disseram os pesquisadores do estudo "Exclusive Breast-feeding and Risk of Dental Malocclusion".

Os autores esboçaram a distinção entre alimentação predominante ou exclusiva por amamentação, definido pela amamentação sem a introdução de outros alimentos ou bebidas. Outros estudos ressaltaram o fato de que o efeito sobre a mal-oclusão depende da duração da amamentação.

De acordo com o Pedriatics Journal, importante periódico científico, o estudo reforça que a alimentação exclusiva por aleitamento materno reduz o risco de mal-oclusão, mas depende de outros fatores, como a duração.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.