Efeitos Bucais Da Amamentação

Aleitamento materno pode ajudar a promover o crescimento de dentes alinhados na criança, sugere um estudo australiano.

Mordida aberta, sobremordida e desalinhamentos dentais moderados são menos prevalentes entre as crianças que são predominantemente ou exclusivamente amamentadas. Mas os autores reportaram no estudo que o uso de chupeta modificou essas associações.

Os pesquisadores estudaram 1.300 crianças por 5 anos, registrando o tipo de amamentação, no nascimento, aos 3 meses de idade, aos 12 e aos 24 meses e avaliaram a oclusão aos 5 anos de idade.

"Nossos achados reforçaram a mensagem da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a alimentação exclusiva por amamentação até os 6 meses de idade, tanto em países subdesenvolvidos quanto em países bem desenvolvidos", disseram os pesquisadores do estudo "Exclusive Breast-feeding and Risk of Dental Malocclusion".

Os autores esboçaram a distinção entre alimentação predominante ou exclusiva por amamentação, definido pela amamentação sem a introdução de outros alimentos ou bebidas. Outros estudos ressaltaram o fato de que o efeito sobre a mal-oclusão depende da duração da amamentação.

De acordo com o Pedriatics Journal, importante periódico científico, o estudo reforça que a alimentação exclusiva por aleitamento materno reduz o risco de mal-oclusão, mas depende de outros fatores, como a duração.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?