Crianças não visitam o dentista na idade recomendada

Na pesquisa publicada em um importante periódico científico, o Journal Pediatrics, menos de 1% do total de 2.505 crianças que participaram do estudo, consultou pela primeira vez um dentista quando tinham até um ano de idade, e menos de 2% visitou pela primeira vez um dentista quando tinham até 2 anos de idade.

Sete autores desenvolveram o estudo, "Fatores associados a tratamentos odontológicos na infância", em nome da TARget Kids! (The Applied Research Group for Kids!), uma colaboração entre o Hospital de St. Michael's e o Hospital for Sick Children, ambos localizados em Toronto, Canadá. O estudo ainda contou com a colaboração de mais três pesquisadores da Universidade de Toronto, do departamento de odontopediatria. As crianças, por volta dos 4 anos de idade, tiveram seus educadores pesquisados entre Setembro de 2011 e Janeiro de 2013.

O estudo concluiu que nas famílias de baixa renda, as crianças usavam por mais tempo mamadeira, apresentavam maior ingestão de bebidas açucaradas e não visitavam o dentista. Das crianças que tinham ido ao dentista, 24% delas apresentaram pelo menos uma lesão cavittada de cárie.

Todavia, o estudo apresentou algumas limitações. Os pesquisadores não discriminaram no estudo se as consultas odontológicas tinham objetivo restaurador ou preventivo. Não houve como saber a quantidade de cárie nas crianças que nunca visitaram o dentista. Outro ponto foi que os hábitos de higiene bucal e a dieta não foram acompanhadas.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.