Pesquisadores Usam Técnicas Para Controlar A Ansiedade De Pacientes Pediátricos

Los Angeles – Na tentativa de controlar a ansiedade de crianças durante as consultas ao dentista, um time de pesquisadores da University of Southern California estudaram as respostas das crianças a procedimentos em um consultório odontológico modificado.

A pesquisa publicada em Maio no Journal of Autism and Developmental Disorders, importante revista americana de publicações científicas, estudou crianças com algum grau de autismo e crianças com desenvolvimento normal. Os resultados demonstraram que no ambiente controlado houve uma diminuição nos níveis de ansiedade nas crianças, sendo incluive reportado por elas mesmas menor sensação de dor e desconforto.

No estudo, foram selecionados 44 pacientes do Hospital Pediátrico de Los Angeles, metade deles portadores de autismo e a outra metade com “desenvolvimento normal”.

Nos consultórios, os pesquisadores cobriram a cadeira odontológica com um desenho de borboleta, em que a as asas “abraçavam” a criança, proporcionando uma sensação de segurança e conforto. Os pesquisadores também projetaram nas paredes imagens e colocaram uma música suave no ambiente.

“Um dos objetivos do estudo a longo prazo é ajudar os dentistas a desenvolver protocolos para suas próprias clínicas para usar componentes sensoriais para controlar a ansiedade de seus jovens pacientes.”, disse Sharon Cermak, Ed.D, autor principal do estudo.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.