O que é odontalgia referida?

Pai e filho sorrindo no jardim

Às vezes, uma dor de dente não é tudo o que parece. Uma dor que parece estar vindo de um dente pode, na verdade, ser o sinal de outro problema, e o dente dolorido pode estar perfeitamente saudável. Quando o cérebro se sente confuso dessa forma sobre uma dor de dente, os dentistas chamam esse desconforto de odontalgia referida.

 

Como isso acontece?

Para o cérebro, não é fácil determinar a origem dos sinais de dor vindos da boca. Em um estudo feito por Clemens Foster, Ph.D., e outros pesquisadores na University of Erlangen-Nuremberg na Alemanha, o cérebro dos participantes não distinguiu claramente os sinais de dor dos dentes superiores daqueles dos inferiores. As regiões do cérebro que respondem ao sinal de dor reagem da mesma forma, seja ele oriundo da parte superior ou da parte inferior da boca.

Outras causas de dor de dente

A odontalgia referida pode ser causada por doença respiratória, tratamento dentário recente, problemas cardíacos ou pulmonares ou determinados problemas neurológicos. Se seus dentes superiores estão doloridos e suas cavidades nasais estão congestionadas ou sensíveis, a dor de dente pode ser causada por sinusite. As raízes dos dentes superiores estão próximas dos seios faciais e, se eles estiverem inflamados devido a uma infecção, você pode sentir dor nos dentes superiores.

De acordo com a Cleveland Clinic, os pacientes que tiveram um dente restaurado recentemente às vezes podem sentir dor em outro dente. Os sinais de dor do dente restaurado se irradiam para outros dentes, mas o desconforto geralmente desaparece dentro de uma ou duas semanas.

Uma fonte grave, mas menos comum, de odontalgia referida é o nervo vago, que passa perto do coração e dos pulmões, esclarece a Associação Americana de Aposentados (AARP). Antes de chegar ao cérebro, o nervo vago também passa pela mandíbula. Consequentemente, uma dor de dente às vezes pode ser o sinal de um problema cardíaco ou pulmonar.

A AARP também menciona a nevralgia do trigêmeo e a nevralgia occipital como causas de odontalgia referida. Esses problemas neurológicos afetam os nervos trigêmeo e occipitais, que passam pelos dentes, rosto e crânio. A inflamação desses nervos pode causar a sensação de dor de dente.

 

Tratamentos para a dor de dente

Seu dentista pode verificar se a dor de dente está sendo causada por cárie ou encaminhar você para tratamento médico se a causa da dor for sinusite ou outro problema. Embora a causa da dor de dente possa não ser uma cárie, você deve continuar cuidando de sua saúde bucal usando fio dental uma vez ao dia e escovando os dentes duas vezes ao dia com um creme dental que ajuda a prevenir cárie.

Uma dor de dente não é algo que você pode ignorar. Se seu dente está doendo, procure um dentista. Ele pode identificar se o desconforto que você está sentindo é causado por uma cárie ou se é um sinal de outro problema de saúde.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.