Como escolher a melhor escova para aparelho

criança com aparelhos ortodônticos comendo em família

Quando você ou seu filho está usando aparelho ortodôntico, é preciso tomar mais cuidado para manter a boa saúde bucal. Encontrar a melhor escova para aparelho é obviamente fundamental para manter os dentes e a gengiva saudáveis durante o tratamento, e alguns fatores precisam ser considerados ao escolhê-la.

Se você usa um aparelho de metal ou de plástico transparente, partículas de alimentos podem ficar presas nos bráquetes e arcos com muito mais facilidade, aumentando o risco de acúmulo de bactérias. A Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) relata que cerca de uma em cada cinco crianças entre 6 e 11 anos apresentava cárie dentária nos dentes permanentes em 2013. Obviamente, a cárie ainda é uma grande preocupação, e o uso de aparelho ortodôntico torna a atenção à higiene bucal ainda mais importante.

Capaz de remover restos de alimentos

Os aparelhos metálicos, ainda o tipo mais comum, consistem em três partes, conforme detalhado pela Associação de Odontologia da Nova Escócia: bráquetes, sistema adesivo e arco metálico. Os bráquetes são colados nos dentes com um material adesivo, enquanto o arco os conecta uns aos outros, para que possam mover gradualmente os dentes para uma posição mais alinhada. Lembre-se de que os alimentos podem ficar presos entre o arco e os bráquetes; portanto, uma escova para aparelho eficaz deve ser capaz de remover os restos de alimentos.

De cabeça pequena

De acordo com a Academia de Odontologia Geral (AGD), atualmente não existe nenhum indício científico que comprove que uma escova é a melhor na remoção de placa bacteriana. Em vez disso, a escovação cuidadosa é o mais importante, não importa se você está ou não usando aparelho ortodôntico. Além disso, escolha um escova que atenda às suas necessidades específicas - nesse caso, chegar aos locais mais difíceis de alcançar escondidos pelos aparelhos. A AGD recomenda que a cabeça da escova dental seja pequena para "alcançar facilmente todas as áreas da boca, dentes e gengiva".Com isso em mente, o uso regular da escova pode ajudar a limpar melhor a margem gengival, onde as bactérias podem se acumular.

Macia para prevenir irritações

O aparelho ortodôntico pode causar desconforto por si só, especialmente logo após a colocação e depois ajustes para itens como o expansor. Portanto, limitar o desconforto e a irritação é tão importante quanto a escovação adequada ao escolher a escova para aparelho. E as melhores escovas de dentes têm algumas características em comum:

  • Escova de cabo grosso. O cabo do tamanho certo pode ajudá-lo a segurar a escova com mais firmeza. Se você estiver escolhendo uma escova dental para o seu filho, a AAPD sugere que o cabo seja um pouco maior para permitir mais controle durante a escovação.
  • Cerdas de nylon macias. As escovas de cerdas duras podem desgastar o esmalte dos dentes e machucar a gengiva, que já pode estar dolorida devido a um recente ajuste do aparelho ortodôntico. As escovas de cerdas macias podem limpar com a mesma eficácia sem causar esse dano.
  • Cerdas com pontas arredondadas. A Associação Americana de Higienistas Dentais (ADHA) explica que escovas dentais de cerdas com pontas arredondadas podem proteger melhor os tecidos da cavidade bucal – que incluem todas as partes da boca – contra danos.

Sempre supervisione as crianças mais novas

Após encontrar uma escova de cerdas macias com pontas arredondadas e cabo de tamanho adequado, verifique também se o seu filho está usando a escova corretamente. Para iniciantes, supervisione as crianças pequenas, entre 7 e 8 anos de idade, durante a escovação para garantir que elas desenvolvam bons hábitos de escovação à medida que se adaptam ao aparelho. Obviamente, não custa nada supervisionar as crianças um pouco mais velhas quando elas começam a usar o aparelho e confirmar se limparam bem e corretamente os dentes.

Se você ou seu filho realmente se esforçar para manter o aparelho limpo, usar uma escova para aparelho adequada - duas vezes ao dia, durante dois minutos - pode ajudá-lo a alcançar as áreas mais difíceis. Quanto a áreas como os molares posteriores, o uso diário do fio dental ainda ajudará a remover os restos de alimentos escondidos atrás do arco metálico.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.