Restaurações Oferecem Uma Segunda Chance De Ganhar Um Sorriso

É fato que a genética tem um impacto importante na saúde de uma pessoa. Porém, você sabia que a genética também pode determinar a maneira como os dentes se desenvolvem?

Caracterizada por dentes bem pequenos, a microdontia é um problema de saúde bucal que frequentemente ocorre em famílias. Adultos afetados por microdontia podem ter dentes pequenos com espaços entre eles, fazendo com que pareçam dentes decíduos (dentes de leite). Dentes que são muito pequenos podem não se ocluirem adequadamente, o que pode provocar desgaste excessivo.

Porém, há boas novas para pessoas com microdontia: a dentística moderna oferece muitas técnicas que podem ajudar a restaurar os dentes e melhorar o sorriso.

Dr. Charles W. Wakefield, professor e diretor de Educação Avançada do Programa de Residência em Odontologia Geral na Faculdade Baylor de Odontologia do Centro de Ciências de Saúde A&M no Texas, diz que dependendo da severidade da microdontia, os pacientes podem escolher restaurações adesivas, facetas ou coroas que podem alterar o tamanho e o formato dos dentes para produzir uma aparência mais “adulta”.

“Facetas de resina composta ou de porcelana não removem excessiva estrutura dental e são restaurações muito conservadoras”, diz Dr. Wakefield. “Restaurações adesivas são usadas mais comumente para pacientes mais jovens cujos dentes ainda não erupcionaram totalmente ou para pacientes com orçamento apertado, mas não duram tanto tempo quanto as facetas de porcelana. Restaurações feitas de porcelana geralmente têm durabilidade e aspecto estético superior”.

Se você decidiu que gostaria de melhorar seu sorriso, a Associação Dental Americana (ADA) recomenda que visite primeiramente um dentista. Algumas das opções de tratamento mais populares incluem:

  • Restaurações adesivas: São restaurações feitas com material que se assemelha à cor dos seus dentes. São uma mistura de vidro ou quartzo que oferecem boa durabilidade e resistência à fratura em restaurações de tamanho pequeno a médio, e que suportarão pressão moderada na mastigação. São, geralmente, usadas em dentes anteriores ou posteriores. Esse material é “colado” ou aderido numa cavidade. Isso pode permitir ao seu dentista fazer um reparo mais conservador no seu dente, o que significa que menos estrutura dental é removida durante o preparo do dente. Isso pode resultar numa restauração menor do que uma restauração com amálgama (metálica). Geralmente, é preciso mais tempo para fazer uma restauração adesiva do que com amálgama, pois as adesivas requerem que o dente seja mantido limpo e seco enquanto a cavidade é preenchida.
  • Facetas: As facetas são lâminas finas e feitas sob medida com um material na cor do dente para cobrir a parte da frente dos dentes. Constituem uma opção para a correção de dentes manchados, lascados, cariados ou apinhados. As facetas são feitas por um técnico, geralmente num laboratório dental, que trabalha sobre um modelo fornecido pelo seu dentista. A colagem de facetas geralmente é um processo irreversível, pois é necessário remover uma pequena quantidade de esmalte do seu dente para acomodar a lâmina. Seu dentista pode recomendar que você evite alguns tipos de alimentos e bebidas que podem manchar ou descolorir suas facetas, como café, chá ou vinho tinto. Algumas vezes a faceta pode lascar ou fraturar.
  • Coroas: Para ajudar a restaurar um dente ao seu formato e tamanho normais, você pode precisar de uma coroa para recobri-lo. Uma coroa pode tornar seu dente mais resistente e melhorar seu aspecto. Uma coroa pode ajudar a fortalecer um dente com uma restauração grande quando não há estrutura remanescente suficiente para segurar a restauração. Coroas também podem ser usadas para fixar pontes, proteger um dente enfraquecido contra quebra ou restaurar um que já esteja quebrado. Uma coroa é uma boa maneira de recobrir dentes que estão descoloridos ou com formato ruim. Também são usadas para cobrir um implante dental. Se seu dentista recomendar uma coroa, provavelmente será para corrigir uma dessas condições.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar durante um procedimento de FACETAS LAMINADAS

  1. O dentista vai remover uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação do revestimento.

  2. Uma impressão é tirada do dente e enviada ao laboratório dental.

  3. O revestimento dental é feito para se encaixar ao dente e a boca.

  4. O revestimento é ligado ao dente com cimento resinoso.

Proteja seu sorriso

Praticar bons hábitos de higiene dental é importante se você pretende manter suas facetas dentárias em boas condições. Use um de nossos produtos para obter uma boca saudável.