Vale a pena pagar por um clareamento profissional de dentes?

amigos falando e sorrindo na loja de café

Mesmo que você escove os dentes e passe o fio dental todos os dias, poderá notar que seu sorriso começa a perder o brilho com o tempo. A higiene bucal adequada pode ajudar bastante a prevenir manchas, mas fatores como o envelhecimento, medicamentos, café, chá e até algumas de suas comidas favoritas podem contribuir para a alteração da coloração ou amarelamento dos dentes.

Se você já pensou em clarear os dentes, deve saber que o preço do clareamento dental profissional pode ser alto — muito mais caro do que as alternativas caseiras. Mas o clareamento dental em consultório é um dos métodos de clareamento mais seguros e eficazes que existem. Saiba como decidir se a condição dos seus dentes vale o preço.

O que torna o clareamento profissional diferente?

Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), muitas formas de clareamento dos dentes, incluindo produtos de venda livre, gel clareador e tratamentos aplicados por profissionais no consultório odontológico, contêm peróxido de carbamida como principal agente clareador. Mas a composição do agente de clareamento usado em consultório é o que, em geral, o diferencia dos demais, fazendo com que o clareamento dental profissional custe um pouco mais.


 

Agentes clareadores mais potentes

Ao contrário dos kits de clareamento caseiro, que contêm baixas doses de agentes clareadores, os procedimentos de clareamento profissional em consultório são cuidadosamente monitorados e contêm maior concentração de gel clareador. Por esse motivo, saiba que alguns pacientes que recebem esse tratamento relatam um aumento temporário da sensibilidade nos dentes e uma leve irritação nos tecidos moles da boca.


Resultados mais rápidos

No entanto, como a concentração de gel clareador aplicado em consultório é mais forte do que a de um produto de clareamento caseiro, os resultados são visíveis imediatamente, e não várias semanas depois. Os produtos caseiros, fornecidos pelo dentista ou de venda livre, destinam-se ao uso por um período de duas a quatro semanas, enquanto o procedimento profissional em consultório geralmente é concluído em cerca de uma hora.


Supervisão odontológica

Uma das principais desvantagens dos produtos de venda livre, como fitas clareadoras ou moldeiras para clareamento, é que não exigem que você seja submetido a um exame ou consulta odontológica primeiro. A ADA recomenda que qualquer pessoa que estiver pensando em fazer um tratamento clareador faça um exame dentário para verificar se a gengiva e os dentes estão saudáveis o suficiente para o clareamento e para determinar se o tipo de mancha ou alteração da coloração pode ser atenuado. Além disso, alguns agentes de clareamento podem afetar o material de uma restauração que você já tenha nos molares e resultar em incompatibilidade de cores de tratamentos dentários semelhantes.

Mais importante ainda, a alteração da coloração dos dentes pode ser causada por uma doença ou condição subjacente específica que requer cuidados odontológicos, portanto, consultar o dentista antes de clarear seu sorriso pode evitar muitos problemas em longo prazo.


Vale a pena fazer um clareamento profissional?

Depois de ir ao dentista e ter sido liberado para fazer o clareamento dos dentes, a escolha do método a ser usado é uma questão de orçamento e preferência pessoal. Se você quer obter resultados rápidos e um efeito de branqueamento acentuado, o clareamento profissional em consultório é a melhor opção. No entanto, se seus dentes forem hipersensíveis, o dentista poderá optar pelo uso de uma moldeira para clareamento caseiro personalizada, que contém uma menor concentração de agente clareador do que um tratamento em consultório. Também existem muitos produtos de venda livre seguros e acessíveis disponíveis em lojas de conveniência.

É claro que o efeito de clareamento mais gradual pode ser preferível para pessoas que não querem um resultado rápido para uma ocasião especial. Os cremes dentais clareadores são sempre apropriados, pois clareiam os dentes e evitam futuras manchas. E, embora esses produtos não funcionem tão rapidamente quanto os tratamentos profissionais, eles são extremamente convenientes na busca do sorriso que você merece.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para prevenir a descoloração do dente após o  CLAREAMENTO DENTAL

Depois de completar um tratamento de clareamento dental, existem algumas etapas a serem seguidas que podem manter o seu sorriso mais branco.

  • Evite alimentos e bebidas causadores de manchas – Café, chá, vinho, bebidas esportivas, doces duros, frutos silvestres e molho de tomate são todos os alimentos que podem causar descoloração dos dentes.

  • Utilize um canudo – Ao consumir bebidas utilize um canudo para manter corantes causadoras de manchas longe dos dentes.

  • Pare de fumar – Fumar tabaco pode fazer com que os dentes manchem. A eliminação do tabaco pode manter os dentes mais brancos.

Manchas, manchas, vão embora!

Livre-se de manchas para obter um sorriso mais brilhante! Use um de nossos produtos branqueadores para ter dentes mais brancos.