Como fazer seu próprio creme dental clareador

De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Odontologia Cosmética (AACD), a principal característica que as pessoas desejam mudar no sorriso delas é a cor dos dentes. Quase 100% dos entrevistados acreditam que ter um sorriso bonito é essencial. E é por esse motivo que há tantos produtos clareadores no mercado atualmente. Ter dentes mais brancos é um desejo antigo, que as pessoas tinham muito antes das soluções modernas serem disponibilizadas. Fazer um clareamento dental caseiro é uma forma segura e divertida de clarear seus dentes, quando usado em conjunto com produtos de higiene profissionais.

Como clarear os dentes em casa

A maioria dos produtos atuais usa o peróxido de carbamida, que se divide em peróxido de hidrogênio, o principal agente de branqueamento de acordo com a Associação Dental Americana (ADA). Há pesquisas que mostram que o clareamento normalmente é seguro. Como regra geral para o clareamento dental caseiro, o uso moderado de soluções diárias, como bicarbonato de sódio, óleo de coco e pequenas quantidade de peróxido de hidrogênio, pode ter efeito. Muitas soluções caseiras começam com bicabornato de sódio como base, combinado com outros ingredientes naturais para criar consistência. Confira alguns a seguir.

Peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio

Um creme dental simples confeccionado com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio pode dar a você um sorriso mais branco. O bicabornato de sódio combinado com água, segundo o site MDHealth.com, libera radicais livres que quebram as moléculas de manchas no esmalte do dente. Veja como usá-lo:

  • Use uma porção menor de bicarbonato de sódio do que de peróxido de hidrogênio, para que seu creme não fique arenoso.
  • Misture duas colheres de sopa de peróxido de hidrogênio com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • Mexa até que vire um creme e escove os dentes com ele.
  • Deixe o creme agir por um minuto e depois enxague.

É importante enxaguar bem a boca após o procedimento para que não fique resíduos de peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio. Além disso, use o seu creme apenas duas ou três vezes por semana. O uso excessivo de bicarbonato de sódio pode ter efeito reverso no clareamento, desgastando o esmalte com o tempo e causando sensibilidade nos dentes. Portanto, mantenha seus hábitos de higiene bucal.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto doméstico multifuncional. Você ficará surpreso ao saber que ele também tem propriedades clareadoras naturais, de acordo com o site Reader's Digest. Ao usá-lo com bicarbonato de sódio, ele ajuda na remoção das manchas e no clareamento dos dentes. Você também pode fazer gargarejo com o vinagre para obter um efeito semelhante com o tempo. Embora os resultados não sejam imediatos, o uso do vinagre de maçã ao longo de algumas semanas, pode causar diferença. Para fazer seu creme dental clareador, misture duas partes de vinagre de maçã com uma parte de bicarbonato de sódio. Lembre-se de que menos é mais quando se trata de bicarbonato de sódio. Experimente essa solução algumas vezes por semana, ou simplesmente use o vinagre de maçã como um enxaguante bucal suave durante sua rotina de higiene bucal.

Óleo de coco e folhas de hortelã-pimenta

Embora as pesquisas não sejam conclusivas em relação ao efeito do óleo de coco na saúde bucal e nas bactérias, ele é considerado no clareamento bucal devido às suas propriedades de redução de manchas. O óleo de coco, misturado a uma pequena quantidade de folhas de hortelã-pimenta para dar sensação de frescor, pode ajudar a remover algumas bactérias da superfície que deixam os dentes amarelados. De acordo com a AuthorityNutrition, o óleo de coco contém ácido láurico, um agente bactericida. Assim como o vinagre de maçã, ele não é uma solução imediata, mas ao usá-lo por um determinado tempo, você terá o melhor resultado. Diferentemente dos clareadores de bicarbonato de sódio, é seguro usar o óleo de coco diariamente e em qualquer medida

Fazer seu próprio creme dental clareador é divertido, aumenta o brilho do seu sorriso e faz você repensar o consumo de alimentos e bebidas mais prejudiciais à coloração dos dentes. Para ter um bom resultado, evite soluções caseiras cítricas, como limão, laranja e morango. O ácido dessas frutas pode desgastar e prejudicar seu esmalte.

Lembre-se de que o clareamento dental caseiro como sua única ferramenta de higiene bucal não é a opção ideal para ter uma boa saúde bucal. Manter uma rotina normal e adequada – passar fio dental, escovar os dentes e visitar seu dentista regularmente duas vezes por ano – é a melhor maneira de ter um sorriso saudável e brilhante.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para prevenir a descoloração do dente após o  CLAREAMENTO DENTAL

Depois de completar um tratamento de clareamento dental, existem algumas etapas a serem seguidas que podem manter o seu sorriso mais branco.

  • Evite alimentos e bebidas causadores de manchas – Café, chá, vinho, bebidas esportivas, doces duros, frutos silvestres e molho de tomate são todos os alimentos que podem causar descoloração dos dentes.

  • Utilize um canudo – Ao consumir bebidas utilize um canudo para manter corantes causadoras de manchas longe dos dentes.

  • Pare de fumar – Fumar tabaco pode fazer com que os dentes manchem. A eliminação do tabaco pode manter os dentes mais brancos.

Manchas, manchas, vão embora!

Livre-se de manchas para obter um sorriso mais brilhante! Use um de nossos produtos branqueadores para ter dentes mais brancos.