Fumar Pode Provocar Insucesso Dos Implantes Dentais

Se você acabou de fazer um implante, os pesquisadores da área odontológica aconselham que não fume: fumar aumenta o risco de insucesso do implante dental.

Pesquisadores espanhóis estudaram 66 pacientes que receberam 165 implantes e acompanharam sua evolução durante cinco anos. O índice de insucesso do implante em fumantes foi de 15,8%, em comparação com apenas 1,4% nos não-fumantes.

"Pessoas que fumam apresentam risco maior de infecção após cirurgia e podem apresentar cicatrização mais lenta", diz Dr. Arturo Sanchez Perez, pesquisador da Universidade de Murcia, Espanha. "Quando um implante é colocado em um fumante, a probabilidade de insucesso é maior".

Os implantes são dispositivos manufaturados que são colocados cirurgicamente na maxila ou mandíbula, onde funcionam como âncoras para reposição dos dentes. Eles são feitos de titânio e outros materiais compatíveis com o corpo humano.

A cirurgia de colocação do implante pode ser feita no consultório odontológico ou em hospital, dependendo de diversos fatores. Pode-se usar anestesia local ou geral. Geralmente são prescritas medicações contra a dor e, quando necessário, antibióticos. Seu dentista irá lhe fornecer instruções sobre dieta e higiene bucal.

Como os implantes requerem cirurgia, os pacientes devem estar em boas condições de saúde, apresentar gengivas saudáveis, possuir osso adequado para suporte do implante e estar comprometidos com uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista. Se você está pensando em fazer implantes, uma avaliação completa pelo dentista ajudará a determinar se você seria um bom candidato.

A American Dental Association fornece informações sobre implantes dentais, incluindo um resumo, perguntas mais freqüentes e sobre como o tabagismo pode afetar sua saúde ou como abandonar o tabaco, visite www.ada.org (em inglês). © 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de cuidado bucal para IMPLANTES

A maioria dos implantes dentais são eficientes, e existem algumas etapas que você pode seguir para auxiliar na garantia do sucesso e fazer com que o implante dure.

  • Pratique uma boa higiene bucal – Escove os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental diariamente. Utilize escovas de dente interdentais, escovas que deslizam entre os dentes podem ajudar a limpar mais profundamente ao atingir áreas em volta do implante.

  • Pare de fumar – Fumar pode enfraquecer a estrutura óssea e pode contribuir para falhas no implante.

  • Consulte seu dentista – Limpezas e exames a cada seis meses podem ajudar a garantir que seu implante esteja em boas condições, e que continue dessa forma.

  • Evite mastigar alimentos duros – Não mastigue itens duros como gelo ou doces duros, uma vez que eles podem quebrar a coroa e os seus dentes naturais.

  •  

Cuide de seus implantes para o futuro

A longevidade e o sucesso de seus implantes dependem da sua higiene bucal. Use um de nossos cremes dentais, escovas de dentes e escovas interdentais para ajudar a manter sua boca limpa e saudável.