Mantenedores De Espaço Podem Ajudar Os Dentes Permanentes A Crescerem Na Posição Certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

A maioria das crianças tem um conjunto completo de 20 dentes decíduos até completarem 3 anos de idade. Os dentes decíduos geralmente começam a amolecer ou cair por volta dos 6 anos de idade. O primeiro dos 32 dentes permanentes começa a surgir nessa mesma época.

Se uma criança perde um dente decíduo precocemente devido à cárie ou lesão, os outros dentes da criança podem se movimentar e começar a fechar o espaço vazio. Quando os dentes permanentes irrompem, geralmente não há espaço suficiente para eles. O resultado são dentes apinhados e dificuldades na mastigação e fala.

Para evitar isso, o dentista pode inserir um mantenedor de espaço e conservar o local deixado pelo dente perdido até que o permanente irrompa. O mantenedor de espaço pode ser uma banda ou coroa temporária presa em um dos lados do espaço vazio. Posteriormente, conforme o permanente irrompe, o dentista retira o dispositivo.

A ADA recomenda que o dentista examine a criança dentro do prazo de 6 meses a partir da irrupção do primeiro dente e no mais tardar até o primeiro aniversário. Uma consulta ao dentista em idade precoce é um "check-up do bebê" saudável para os dentes. Além de pesquisar cáries dentárias e outros problemas, o dentista pode demonstrar como higienizar corretamente os dentes da criança e como avaliar hábitos adversos como chupar o dedo.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas para a ORTODONTIA PRECOCE

  • Faça bochecho com água antes de escovar – Instrua seu filho a lavar com água após se alimentar. Isso soltará os alimentos que possam ter ficado no aparelho e, em seguida, escove minuciosamente.

  • Utilize o fio dental uma vez por dia – Todas as noites, auxilie seu filho a utilizar o fio dental. A utilização do fio dental ajuda a soltar restos de comida e placa na margem gengival e abaixo dela, que podem endurecer e formar tártaro. Isso também pode ajudar a alcançar os cantos e recantos do dente de difícil acesso com a escova de dentes.

  • Utilize um enxaguante om flúor – Após escovar os dentes e antes de dormir, faça com que seu filho enxague a boca com um enxaguante com flúor para manter os dentes fortes e saudáveis.

  • Consultas ao dentista a cada seis meses – Leve seu filho ao dentista para um exame geral e limpeza a cada seis meses. O dentista pode apontar áreas que precisam de mais atenção e ajudar a manter os dentes de seu filho saudáveis e limpos.

     

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Experimente um de nossos produtos para tornar este processo mais fácil.