Estudo Desaconselha Dormir Com Dentaduras

Uso de prótese durante o sono duplica o risco de pneumonia em pessoas idosas, segundo estudo recente.

Saúde e higiene bucal deficientes são cada vez mais reconhecidas como um dos os principais fatores de risco para desenvolvimento de pneumonia em idosos. E há muitas pesquisas nesse sentido que relacionam a saúde bucal e a pneumonia. Usuários de prótese total, durante o sono normalmente tendem a ter práticas inadequadas de higiene bucal e vão com menor regularidade ao dentista, o que pode aumentar as chances de desenvolvimento de cárie dentária e doença periodontal, além de poder desenvolver uma infecção fúngica comum chamada candidíase.

Os pesquisadores investigaram associações entre comportamentos de saúde bucal e a incidência de pneumonia em 524 idosos selecionados aleatoriamente com idade média de 87,8 anos, vivendo na região metropolitana de Tóquio, Japão.

Ao longo de três anos, 48 eventos associados à pneumonia foram relatados. Do total de 453 usuários de prótese, 186 pessoas( 41% do total de usuários analisados) desenvolveram maior risco de pneumonia, justamente aqueles que não removiam as próteses antes de dormir. Pesquisadores intitularam o estudo da Journal of Dental Research de “Denture Wearing during Sleep Doubles the Risk of Pneumonia in the Very Elderly.” ("Uso de prótese durante o sono duplica o risco de pneumonia em pessoas muito idosas.”)

Este estudo fornece evidência empírica de que o uso da prótese durante o sono está associado não somente à carga inflamatória ou à microbiota oral, mas também com a pneumonia incidente, dizem as Associações Americanas e Internacionais de Pesquisa Odontológica (International and American Associations for Dental Research), em um comunicado à imprensa.

As próteses são aparelhos removíveis que podem substituir dentes perdidos e ajudar a restaurar sorrisos. Assim como os seus dentes, as dentaduras devem ser escovadas diariamente para remover partículas de alimentos e biofilme, aconselha a American Dental Association. Visite o site da ADA MouthHealthy.org para maiores informações sobre dentaduras e higiene em dentaduras.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de cuidado bucal para DENTADURAS

    É importante cuidar das dentaduras, para que estas durem. Veja algumas dias a seguir:

  • Não deixe que as dentaduras sequem – Coloque-as em uma solução de imersão de limpeza de dentaduras. Nunca utilize água quente, o que pode fazer com a dentadura fique deformada.

  • Escove as dentaduras – Escovar as dentaduras diariamente removerá os alimentos e a placa dental, ajudando a prevenir manchas.

  • Cuide da sua boca – Escove a gengiva, a língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas macias antes de inserir a dentadura. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.

  • Consulte o dentista – Consulte seu dentista em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura. Não tente ajustá-la por conta própria – isso pode danificá-la de forma irreparável.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.