Alívio para a dor de dente do siso

Mulher com dentes perfeitos sorrindo

Embora você provavelmente não se lembre de quando seus dentes nasceram quando era bebê, a chegada do dente do siso pode fazê-lo lembrar como os bebês sofrem com gengiva sensível, dentes doloridos e desconforto. Além de torná-lo mais solidário ao sofrimento de um bebê durante a dentição, o desconforto dos dentes do siso também pode denunciar alguns possíveis problemas em sua saúde bucal.

Ao entender a causa da sensibilidade na gengiva e como os dentes do siso podem estar envolvidos, você pode encontrar um método para aliviar a dor que reduza essa sensação temporariamente.

Dente do siso 101

Os dentes do siso costumam começar a nascer entre os 17 e os 21 anos de idade, embora seja possível que eles surjam antes ou depois. Chamados de "terceiros molares", esses quatro dentes começam a irromper através da pele como qualquer outro dente, podendo causar dor. Porém, os dentes do siso são muito mais propensos a crescer em um ângulo incorreto - até mesmo de lado - causando impacção, e a dor pode irradiar para os dentes que estão na sua frente. A Associação Americana de Odontologia (ADA) alerta que os dentes do siso também podem trazer uma série de problemas, como infecções e até mesmo cistos, por isso é importante conversar com seu dentista quando eles começarem a nascer.

Para a maioria das pessoas, a extração de siso é uma boa opção. Até que isso ocorra, no entanto, você terá que enfrentar a dor naturalmente.

Alívio para a dor de dente do siso

Enxaguar a boca lesionada

Enxaguar a boca pode ajudá-lo a aliviar a dor nos dentes do siso, então experimente este remédio simples: em uma xícara de água morna, acrescente uma colher de chá de sal e mexa para dissolver. Faça um bochecho com essa mistura por cerca de 30 a 60 segundos, depois cuspa na pia. Você pode repetir esse bochecho quantas vezes forem necessárias durante o dia.

Benzocaína

Anestesiar o dente do siso é uma forma simples de atenuar a dor, especialmente se ela estiver atrapalhando seu dia e parecer não resolver com outros métodos. Considere espalhar um produto à base de gel na gengiva, no local onde os dentes do siso estão irrompendo. O resultado será melhor se você usar um pedaço de tecido para secar a área antes de passar o gel. Aplique-o conforme necessário ao longo do dia.

Cravo e óleo de cravo

Como um remédio caseiro, a Mayo Clinic sugere o uso de cravo ou óleo de cravo como forma de amenizar dores de dente, incluindo os dentes do siso, naturalmente. Qual a melhor parte disso? Há uma grande chance de que você já tenha cravos no armário da sua cozinha. Pegue um cravo inteiro (não o esmague nem corte) e coloque-o na boca, diretamente no local de maior irritação. Mantenha o cravo na boca até sentir uma sensação de dormência. Você também pode usar óleo de cravo: basta aplicar um pouco do óleo em uma bola de algodão ou cotonete e passar suavemente na gengiva dolorida.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar da remoção de DENTES DO SISO

Se os dentes do siso forem impactados e incorporados ao osso, o cirurgião dentista fará uma incisão na gengiva e removerá o dente ou dentes nas seções, com o objetivo de diminuir a quantidade de ossos sendo removidos.

Após a cirurgia, inchaço e sensibilidade no rosto e pescoço são comuns, assim como hematomas. Bolsas de gelo e medicamentos para a dor prescritos pelo dentista ou cirurgião dentista podem ajudar a aliviar a dor.

Você tem praticado uma boa higiene bucal após a cirurgia?

Se você extraiu seu dente do siso recentemente, é importante manter a sua boca limpa, mesmo depois que ela cicatrizar. Experimente usar Colgate Periogard para uma melhor recuperação pós-operatória.