imagem ilustrativa de 3 dentes na cor branca, sendo que o dente direito está torto para a esquerda, sobre uma gengiva nas cores rosa, vermelho, bege e amarelo.
Badge field

Pericoronarite: o que é, sintomas e como tratá-la

Published date field

Se você ou alguém da sua família já sentiu dor em um dente do siso em decorrência da pericoronarite, pode ter se perguntado se esse tipo de dor é normal.

A pericoronarite é um processo inflamatório que causa bastante desconforto e afeta os dentes do siso quando eles começam a romper o tecido da gengiva.

Continue a leitura deste conteúdo e entenda tudo sobre a pericoronarite, seus sintomas e possibilidades de tratamento. Boa leitura!

O que é pericoronarite?

A pericoronarite tem como característica a dor de dente ou dor na região da gengiva causada pela infecção do tecido da gengiva, em decorrência da erupção do dente do siso.

Essa condição normalmente evolui rápido e costuma ocorrer com maior frequência nos sisos inferiores.

E as causa, quais são?

Independente da causa da pericoronarite, ela está relacionada ao nascimento - ou erupção - do dente do siso, popularmente conhecido como "dente do juízo".

Na sequência serão apresentadas as principais causas do desenvolvimento de infecção na região:

Dente semi-incluso

Semi-incluso é o dente do siso que iniciou a erupção, mas não chegou a nascer completamente, ficando parcialmente retido.

Má higiene da região

A má higiene bucal, de forma geral, já causa prejuízos quando há um dente nascendo, seja do siso ou não. Esse quadro pode agravar, pois se não higienizar os dentes corretamente poderá acarretar em restos de alimentos se acumulando entre os dentes.

Proliferação de bactérias e formação de placa

Essa causa normalmente é decorrente da má higiene bucal, pois a partir do acúmulo de alimentos entre os dentes e, principalmente, na região do siso que está para nascer, possibilita que bactérias se acumulem na região formando placa bacteriana.

Fique atento(a) aos sintomas

A pericoronarite é uma infecção e juntamente com ela surgem outros sintomas que podem causar incômodos e também servirem de alerta para que a pessoa busque por um(a) dentista:

Inchaço local

Gengiva inchada sempre é um sinal de alerta, no caso de edema na região do siso, pode ser um sintoma de que um quadro infeccioso está se iniciando.

Dificuldade para mastigar ou engolir

Devido ao inchaço causado pela infecção, pode haver dificuldade para mastigar os alimentos.

Mal-estar

Um quadro de infecção, independente da região, compromete o corpo, podendo causar:

  • Alteração de temperatura, como febre

  • E uma sensação física desagradável

Dor que irradia para os ouvidos ou cabeça

Assim como uma infecção de garganta pode atingir os ouvidos, uma infecção bucal também pode atingir o ouvido, causando dores.

  • As dores de cabeça podem surgir com maior ou menor intensidade

  • Isso depende da pressão ou tensão adicional necessária na região da boca devido à infecção

Mau hálito

Como a pericoronarite é uma infecção que pode apresentar secreção, como pus, pode causar mau hálito.

Opções de tratamento para pericoronarite

O tratamento adequado para a pericoronarite é definido por um(a) dentista após avaliação da gravidade do quadro:

Uso de anti-inflamatórios

Em casos menos agressivos ou que a infecção ainda está no começo, o(a) dentista pode:

  • Prescrever medicamentos como anti-inflamatório para pericoronarite

  • E algum analgésico para ajudar com a dor

Nos casos em que o(a) dentista identificar que trata-se de uma pericoronarite grave, em que os tecidos da gengiva já estão mais comprometidos com a infecção, poderá prescrever um antibiótico.

Cirurgia de remoção do siso

Nos casos em que o(a) dentista identificar que não há espaço para que o dente do siso cresça, poderá recomendar a remoção do siso.

Gengivectomia

A gengivectomia diz respeito ao procedimento de remoção de parte do tecido da gengiva que excedeu por conta da pericoronarite para que o dente do siso possa nascer.

Agora que você já entendeu melhor o que é pericoronarite, é hora de escolher produtos de qualidade, que te ajudem a intensificar os cuidados com a higiene bucal.

Os cuidados gengivais, por exemplo, são super importantes após uma cirurgia relacionada ao dente siso. Nesse sentido, conte com a linha Periogard, que é ideal para prevenir problemas na gengiva causados por bactérias.

 

Dúvidas frequentes sobre pericoronarite

Existe pericoronarite infantil?

Sim, a pericoronarite pode ocorrer em qualquer idade, porém como é uma infecção que ocorre com maior frequência com a erupção do dente do siso, a qual acontece entre os 17 e 21 anos, é menos incomum que a pericoronarite apareça na infância.

Quanto tempo dura o tratamento para pericoronarite?

O tratamento adequado para pericoronarite dura poucos dias, considerando o cenário em que o(a) dentista avalia o quadro infeccioso e o paciente segue o recomendado para acabar com a infecção.

Pericoronarite tem cura?

Sim, é possível tratar pericoronarite com medicamento ou cirurgia, dependendo do estágio de infecção, por isso, é importante consultar com um(a) dentista para que cada caso seja analisado.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.