A dor de dente incomoda, mas você não precisa sofrer

Se você está com um dente cariado ou danificado, sabe que vai doer até que seja tratado por um dentista. Mas se está sentindo dor de dente, aparentemente sem nenhuma razão, você pode pensar que não há como tratar o desconforto. A dor na boca é sempre desagradável, e chegar à raiz do problema pode ajudar a tratá-lo e a preservar a saúde e a aparência do seu sorriso. Para obter o melhor resultado, o ideal é ir ao dentista assim que a dor começar.

Causas da dor
De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, há diversas razões pelas quais você pode estar sentindo dor. Se a dor é momentânea e surge enquanto você está comendo ou bebendo, você pode ter sensibilidade dentinária, que provavelmente não é um problema grave que necessite de tratamento. No entanto, se você sentir uma dor aguda ao morder os alimentos, ou se a dor ocorrer depois de comer e beber, você pode estar com cárie dentária ou polpa danificada em um dos dentes. Uma restauração solta ou um dente trincado ou quebrado também podem causar dor.

Tratamento para a dor
O tratamento para a dor de dente varia de acordo com a causa e a gravidade. Para a sensibilidade dentinária simples, seu dentista pode recomendar o uso de um creme dental especial. Também é recomendado evitar alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios.

Para causas mais graves de dor de dente, seu dentista pode encaminhá-lo a um especialista que possa diagnosticar e tratar melhor a questão da higiene bucal. Um canal radicular pode ser necessário para tratar, limpar e reparar os danos à polpa do dente. Se seu dentista detectar um dente quebrado ou uma restauração ou coroa danificada, ele pode tratá-lo ou considerar outras opções, caso ele esteja mais gravemente danificado e precise ser extraído e substituído por uma prótese ou implante. Isso aliviará a dor e evitará que o problema tenha outras consequências para sua saúde bucal.

Se o dentista descobrir uma cárie, ele pode realizar um procedimento simples de restauração, que também protege os nervos que causam dor na área. Esse procedimento não apenas alivia a dor, mas também protege você de um dano maior, que pode resultar na perda do dente, de acordo com a Mayo Clinic.

Outras considerações
A sensibilidade dentinária ou danos ao dente provavelmente são os causadores da dor; no entanto, em alguns casos, um problema totalmente diferente pode estar causando o desconforto que você está sentindo. Pessoas com problemas sinusais crônicos frequentemente relatam dor de dente como um sintoma. Se este for o caso, você provavelmente sentirá uma dor generalizada nos dentes e na gengiva, em vez de uma dor localizada que pode ser facilmente identificada. Pessoas que rangem os dentes, uma condição chamada bruxismo, também podem sentir dor de dente. Mais uma vez, é mais provável que seja uma dor generalizada em vez de uma dor aguda. Esses dois problemas podem ser tratados por um médico ou dentista, então, entre em contato com um profissional se a dor persistir ou se não conseguir identificar o que está causando a dor.

Emergência odontológica
Se sentir dor aguda ou forte na boca, pode ser uma emergência odontológica, que não deve ser ignorada. Ligue para o dentista imediatamente e descreva a dor para que ele possa determinar se você precisa ser avaliado imediatamente ou se pode esperar.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.