Por que sinto dor de dente?

mulher-com-sensibilidade-nos-dentes

Diversos motivos podem ser a causa de sensibilidade nos dentes. Existem fatores que não estão diretamente relacionados com a estrutura dentária, mas que podem causar dor e/ou sensibilidade nos dentes, como é o caso da infecção do sinus, que acarreta na conhecida sinusite. A pressão nos seios nasais ocasionada por essa infecção pode causar desconforto nos seus dentes por causa da proximidade da raiz do dente com as cavidades sinusais.

Como posso descobrir a causa da dor de dente?

Se você estiver com sintomas de resfriado, gripe ou sinusite, especialmente congestão e pressão nos seios faciais, a sua dor de dente pode estar relacionada a esses sintomas. Seus seios faciais, dentes e sua inervação estão próximos o suficiente para que a pressão e a dor alcancem os nervos. Na verdade, a dor no dente superior é um sintoma frequente da sinusite, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. Fale com o seu médico sobre o tratamento da sinusite ou outras doenças respiratórias que possam estar causando sua congestão. O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos fornece uma lista de sintomas de resfriado e gripe, os quais estão inclusos nariz entupido, dor de garganta e tosse seca.

É comum ocorrer congestão nos ouvidos e nas trompa de eustáquio (canal auditivo) junto com o resfriado. A pressão nessas áreas pode causar desconforto nos dentes posteriores e no céu da boca. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, se você sentir dor no seu ouvido no mesmo lado que a sua dor de dente, pode ser a dor irradiando dele. A menos que você tenha infecção de ouvido, o tratamento para congestão no ouvido é similar ao de congestão nasal ou sinusite. Se seus ouvidos doem e parecem estar cheios de líquido, ou se você sente pressão nos seus tímpanos e sofre com "zumbidos" frequentes, marque uma consulta com o seu médico para descartar a hipótese de infecção. Caso a infecção se confirme, talvez você precise de antibióticos.

Se você estiver com dor de dente, mas não tem os sintomas mais frequentes de um resfriado e não tem certeza do que está causando o desconforto, o melhor a se fazer é conversar com seu médico ou dentista para ter um diagnóstico definitivo. Algumas causas da dor de dente podem ser graves e exigir tratamento imediato para prevenir efeitos colaterais sérios. Problemas que possam estar causando ou contribuindo para a sua dor de dente incluem doenças gengivais, cárie no dente, erosão no esmalte dentário, desgaste, e apertar e ranger os dentes.

Como melhorar o desconforto quando o resfriado faz o seu dente doer

Se a congestão de um resfriado, gripe ou sinusite infecciosa está fazendo seu dente doer, tente aliviar a pressão no seu seio facial. Seu médico pode prescrever descongestionantes para reduzir a pressão e você pode tomar algumas medidas caseiras, como colocar uma toalha quente no rosto, descansar e dormir por mais horas; consumir bebibas quentes e sopas; consumir medicamentos para resfriados que diminuam o mudo causador da congestão e tomar pastilhas para gargante, chá com mel e outros.

Alguns tratamentos em casa, recomendados pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos incluem o uso de um umidificadorinalação de vapor ou lavagem nasal. Se você tiver problema no sinus, é recomendável que visite seu médico, especialmente se ele persistir e/ou vier acompanhado de febre. Esse pode ser um sintoma de infecção grave do sinus, ou sinusite.

Talvez você sinta dor nos dentes devido à sensibilidade. Se esse desconforto surgir quando eles são expostos ao frio, calor ou pressão, pode ser benéfico o uso de um creme dental específico para para dentes sensíveis, como o Colgate® Sensitive Pro-Alivio™. com resfriado ou com problemas no sinus, converse com seu dentista para receber um diagnóstico definitivo e o melhor tratamento.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Efeitos das DOENÇAS RESPIRATÓRIAS na saúde bucal

Pessoas que sofrm de determinadas doenças respiratórias podem utilizar medicamentos anti-inflamatórios, que podem causar boca seca, aumento da placa e desenvolvimento de gengivite e podem estar mais suscetíveis a fungos e infecções fúngicas.