Como lidar com as aftas no tecido gengival

Família sorrindo e comendo na mesa

Você já sentiu uma ardência aguda na gengiva ao tomar um gole de suco de laranja ou comer espaguete quente? Essa é uma reação comum quando se tem uma afta.

Todo mundo sofre com uma afta no tecido gengival de vez em quando, seja como uma sensação de ardência ou de pontada. Pode haver uma dor excepcional quando você come, bebe ou até fala. As aftas se desenvolvem dentro da boca e, mesmo que não fiquem inchadas imediatamente, em geral começam com uma sensação desconfortável de formigamento no interior do lábio, na língua ou bochechas.


Causas comuns das aftas

As aftas podem surgir de várias fontes, tanto comportamentais quanto sistêmicas. Essas fontes incluem:

  • Infecção viral
  • Estresse
  • Desequilíbrio hormonal
  • Alergia a alimentos
  • Deficiência de vitaminas ou minerais (B12, folato, ferro)
  • Lesão bucal

Como detectá-las

As aftas aparecem como úlceras arredondadas e podem se desenvolver no interior das bochechas e lábios, na língua ou na base da margem gengival. Alguns alimentos quentes, cítricos, ácidos ou condimentados podem fazer com que essas úlceras se tornem mais dolorosas e, como resultado, mais acentuadas. Por outro lado, alimentos como salmão, salsa, couve, cenoura, espinafre e iogurte podem diminuir esses surtos devido ao teor de vitaminas. Esses alimentos contêm vitamina B12, folato e ferro, os quais podem ajudar a minimizar a possibilidade de aftas na boca.


Como aliviar as aftas

Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), as aftas geralmente cicatrizam sozinhas após uma a duas semanas. No entanto, enxaguantes bucais antimicrobianos podem proporcionar alívio temporário de uma afta no tecido gengival em qualquer lugar entre os dentes e os lábios.


Como curar as aftas

Para evitar as aftas, tente escovar os dentes com uma escova de cerdas macias após grandes refeições e passar fio dental diariamente. Esses hábitos podem ajudar a manter a boca livre de alimentos com potencial para desencadear aftas. Se você já desenvolveu uma afta, considere aliviar a dor ou a irritação com um medicamento tópico, muitos dos quais podem ser aplicados diretamente na úlcera. Alguns enxaguantes bucais e medicamentos orais também podem ajudar a aliviar o desconforto da lesão.

Algumas lesões podem ainda ser causadas por sensibilidade a ingredientes de produtos dentários aos quais você normalmente não presta atenção. O uso de cremes dentais sem lauril sulfato de sódio, por exemplo, pode ajudar a melhorar. Algumas pessoas encontram alívio ao deixar de usar produtos com esse ingrediente.

Consulte o dentista se você tiver aftas persistentes; ele pode diagnosticar e prescrever corretamente os medicamentos orais necessários para tratar essa condição comum. Afinal, uma boca saudável é fundamental para um belo sorriso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS