Você precisa de atendimento odontológico de emergência?

Crianças jogando futebol americano

É importante saber que tipos de lesões exigem atendimento odontológico de emergência, para que você possa cuidar dos dentes de toda sua família, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro. Acidentes podem acontecer a qualquer momento do dia ou da noite. Algumas lesões bucais podem precisar de tratamento imediato, enquanto outras podem esperar até o horário comercial regular do dentista.

Alguns tipos comuns de lesões na boca incluem dentes trincados, quebrados ou avulsionados (arrancados), que podem resultar de uma mordida em um alimento muito duro, uma lesão relacionada ao esporte, uma queda ou qualquer outro tipo de acidente. Dependendo da gravidade da lesão e da localização do dente, um dente trincado ou uma pequena fratura pode aguardar o horário comercial para que você entre em contato com o dentista.

No entanto, se a lesão for grave, uma grande parte do dente estiver faltando, ou o dente tiver danos no nervo ou foi completamente arrancado, procure atendimento médico imediatamente. Saiba mais sobre como lidar com um dente quebrado nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Enquanto você espera, se o dente tiver sido avulsionado, tente manuseá-lo o mínimo possível. Tente recolocar o dente no alvéolo dentário e morder uma gaze ou um saquinho de chá umedecido para ajudar. Tenha muito cuidado para não engolir o dente.

Se você não conseguir colocar o dente no alvéolo dentário para a ir ao dentista ou ao pronto-socorro, lave-o para remover qualquer sujeira visível e mantenha-o em um recipiente com leite ou saliva até o atendimento com um profissional. Você pode aplicar uma compressa umedecida fria para ajudar a conter o sangramento proveniente da cavidade dentária.

Às vezes, o problema não será tão nítido quanto um dente arrancado ou quebrado; você pode se deparar com uma forte dor de dente por causa de um abscesso, por exemplo. Se você acha que precisa de atendimento odontológico de emergência, ligue primeiro para o consultório do dentista. O atendente do consultório pode ajudá-lo a marcar uma consulta rapidamente, pois os dentistas geralmente deixam vagas em sua agenda para casos de emergência.

Mesmo se souber que o consultório está fechado, tente ligar assim mesmo. Pode haver um número de emergência ou instruções na secretária eletrônica. Se nenhuma dessas opções funcionar, vá para o pronto-socorro mais próximo. Os funcionários podem ajudar a determinar se a lesão pode esperar o atendimento pelo seu dentista e possivelmente fornecer analgésicos para ajudar a aliviar os sintomas nesse meio tempo.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de prevenção a EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS

  • Utilizar protetor dental – Se você estiver planejando participar de esportes de contato, utilizar um protetor dental pode ajudar a proteger a boca de lesões e traumas.

  • Evite alimentos duros e doces – Para ajudar a proteger os dentes de lesões ao se alimentar, evite morder doces duros e gelo.