Fístula odontogênica: o que é e como se trata?

criança mostrando inchaço nas gengivas

As infecções dentárias podem ocorrer em qualquer lugar dentro e fora da cavidade bucal; uma forma mais grave, porém tratável, de infecção que pode ocorrer dentro da boca é a chamada fístula odontogênica.

O que é fístula?

Quando ocorre uma infecção no dente, as bactérias são cercadas por glóbulos brancos, que tentam combater a infecção, o que geralmente resulta em inchaço no local infeccionado. Às vezes, a pressão produzida pelo inchaço atinge uma área frágil no tecido mole ou duro e cria um caminho desde a infecção até o tecido da gengiva.

Como a fístula é diagnosticada por um dentista?

Ao perceber um caroço parecido com uma espinha em tecidos moles ou duros da boca, seja ele dolorido ou não, uma pessoa provavelmente procurará um dentista para ser examinada. Durante o exame, serão realizadas radiografias da área afetada e a infecção provavelmente aparecerá nas imagens, ou o dentista localizará a fístula odontogênica no exame intra e extrabucal. A infecção pode se manifestar no paciente como um caroço preenchido com uma secreção esbranquiçada chamada pus, que pode se misturar com sangue ao pressionar a área.

Como o dentista pode tratar uma fístula?

De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, se o dentista diagnosticar um abscesso dentário associado à fístula odontogênica, é feito um tratamento de canal no dente associado à infecção. Em alguns casos, o dentista pode precisar drenar a secreção na área elevada para ajudar na cicatrização.

Um antibiótico pode ser prescrito, geralmente por um período máximo de duas semanas, e um enxaguante bucal antibacteriano pode ser usado diariamente. Enxaguantes bucais costumam oferecer proteção contra germes, mesmo após a ingestão de bebidas e alimentos.

Provavelmente, será agendado um exame de acompanhamento após uma ou duas semanas para que o dentista possa verificar a evolução da cicatrização. Se for necessário, um novo tratamento odontológico será planejado.

Resumindo, uma fístula odontogênica geralmente é provocada por a um problema dentário antigo, e o tratamento é um processo relativamente simples. A atenção imediata ao problema garantirá um bom resultado e o paciente poderá continuar a manter sua saúde bucal.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais dicas de prevenção a EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS

  • Utilizar protetor dental – Se você estiver planejando participar de esportes de contato, utilizar um protetor dental pode ajudar a proteger a boca de lesões e traumas.

  • Evite alimentos duros e doces – Para ajudar a proteger os dentes de lesões ao se alimentar, evite morder doces duros e gelo.