3 Soluções caseiras para amenizar dor de dente

amigas sorrindo

Caso você apresente qualquer sinal de dor de dente, é indispensável marcar uma consulta com seu dentista imediatamente.

Entretanto, se uma dor de dente lhe pegar em cheio quando você não puder obter auxílio profissional – como no meio da noite – é possível que você se sinta desesperado para aliviar a dor. Para obter alívio temporário, você poderá tentar algumas soluções caseiras para dor de dente.

1. Compressas Frias

Se sua dor de dente vier junto com inchaço, segurar uma compressa fria na parte de fora de sua bochecha (alternando 20 minutos com compressa e 20 minutos sem) pode dar algum alívio. O frio ajuda a amortecer a área, o que pode aliviar a dor de dente; ele também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, explica a Johns Hopkins Medicine .

Compressas frias podem oferecer alívio temporário e ajudá-lo a voltar a dormir, mas elas não vão resolver a causa da sua dor de dente. Se você tiver alguma cavidade ou algum outro problema dentário, ela não vai melhorar até que você consulte seu dentista.

2. Enxágue com água salgada

Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna salgada pode oferecer algum alívio. Adicione duas colheres de chá de sal para um copo de água morna. Bocheche a mistura em sua boca e depois cuspa.

Embora tanto a água fria quanto a quente possam ser desconfortáveis quando você está com dor de dente, a água morna é calmante. A água morna ajuda a aliviar a dor, e o sal ajuda a reduzir o inchaço em seu tecido gengival. Novamente, estes efeitos são apenas temporários.

3. Remédios para dor de dente

Os analgésicos podem dar algum conforto enquanto você aguarda seu dentista, mas as outras soluções, eles são apenas temporários. Se você não procurar tratamento, sua dor de dente pode piorar. Lembrando que a auto-medicação não é recomendada.

Quando consultar um dentista

A American Dental Association recomenda que sua dor de dente seja avaliada o mais rápido possível por um dentista, portanto, marque uma consulta imediatamente. Dentistas frequentemente deixam horários de encaixe disponíveis para pacientes de emergência, assim é bem possível que você consiga uma consulta no mesmo dia. Se você tiver quaisquer sintomas de um abscesso no dente - como febre, inchaço facial ou dor incessante no dente - e não puder ir ao seu dentista, procure atendimento de emergência para alguma intervenção.

Prevenção da dor de dente

Várias condições podem causar dor de dente, mas a cárie é uma das causas mais prováveis. Felizmente, existem muitas coisas que você pode fazer em casa para proteger os dentes contra a cárie. Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia com a sua Colgate® 360 ° que tem cerdas extra macias indicadas para gengivas sensíveis. Lembre-se também de usar fio dental. Além disso, é importante visitar seu dentista com regularidade para que ele possa avaliar sua saúde bucal e identificar precocemente quaisquer problemas que você pode ter. Por exemplo, se você desenvolver uma cavidade, ela poderá ser detectada e tratada antes que cause uma dor de dente dolorosa.

Lembre-se: qualquer solução caseira para dor de dente pode até ajudar a dar algum conforto enquanto você espera o momento de consultar o seu dentista, mas ele não combate a raiz do problema.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.