Opções de tratamento para a halitose ou mau hálito

jovem escovando os dentes e limpando a língua com escova de dentes

O tratamento para a halitose, também conhecida como mau hálito, pode ser um pouco complicado, a menos que você descubra primeiro o que está causando o problema. É por isso que uma consulta com o dentista pode ser necessária para que você possa finalmente se livrar do mau hálito para sempre.

Se você preferir não ir ao dentista por enquanto, pode começar a tratar o mau hálito em casa, escovando os dentes e usando o fio dental de uma forma mais rotineira. Se não estiver escovando os dentes e usando fio dental depois de cada refeição, comece fazendo isso. A halitose é muitas vezes o resultado de bactérias que se reproduzem com mais rapidez do que com que conseguimos removê-las. Quanto mais você ignorar as bactérias, pior será o problema; então a melhor solução é eliminar qualquer resíduo alimentar da sua boca após cada refeição.

Ao escovar os dentes para se livrar do mau hálito, lembre-se destas dicas:

  • Compre uma escova dental que facilite o alcance de todas as áreas da boca. Por exemplo, você pode precisar de uma escova dental curva para alcançar a parte de trás da boca ou uma com cerdas multiniveladas para ter acesso a dentes difíceis de limpar.
  • Escove também a língua. Muitas bactérias causadoras de odores localizam-se na superfície da língua.
  • Preste atenção especial à região em que a margem gengival e os dentes se encontram. Essa é a área onde as bactérias podem se desenvolver e depois se infiltrar no sulco da gengiva (abaixo da margem gengival).
  • Enxágue a boca com um enxaguante bucal antibacteriano após a escovação para remover as bactérias que a escova de dentes não consegue alcançar.

Veja a seguir outras opções de tratamento para a halitose:

  • Se você fuma, considere as opções existentes para ajudá-lo a parar. O tabaco irrita a gengiva, o que, por sua vez, pode favorecer a ocorrência de uma infecção e agravar o mau hálito.
  • Consuma menos açúcar. O açúcar é muito bom para ajudar as bactérias a se multiplicarem rapidamente.
  • Se os tratamentos em casa não funcionarem, peça ao dentista para examinar seus dentes em busca de placa bacteriana ou tártaro. Mesmo que você não consiga ver, é possível que haja acúmulo de placa ou tártaro em lugares de difícil acesso ou abaixo da margem gengival.
  • Se não estiver se sentido bem, consulte o médico para uma avaliação. Certas doenças ou afecções como diabetes, problemas renais, infecções sinusais, problemas hepáticos e outros problemas de saúde podem estar ligados à halitose.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?