Creme dental clareador: Funciona mesmo?

mãe e filha escovando dentes com creme dental branqueador

Quando se trata de cor, todos os dentes são diferentes. Embora a maioria das pessoas deseje um sorriso branco e brilhante, na vida real muita gente apresenta dentes de cor amarelada, acinzentada ou amarronzada. A pigmentação dos dentes é muitas vezes atribuída a má higienização bucal ou a maus hábitos, como o tabagismo, e por isso, faz sentido querer dentes mais brancos. Se a pigmentação dos dentes for causada por manchas superficiais, o uso de um creme dental clareador pode ser uma boa alternativa para melhorar a aparência deles.


O que é um creme dental branqueador
Cremes dentais regulares, sem agentes branqueadores, são projetados para ajudar a remover algumas manchas superficiais conforme limpam os dentes e melhoram a saúde da sua boca. Já os cremes dentais branqueadores ajudam a manter seu sorriso brilhante ao remover ainda mais estas manchas superficiais. Estes cremes dentais contêm normalmente mais ingredientes abrasivos, tais como sílica, que removem os pigmentos superficiais na superfície dos dentes.


Obtendo o máximo que seu creme dental pode oferecer
Depois de começar a utilizar um creme dental branqueador, pode levar várias semanas para os resultados começarem a aparecer. Tenha em mente que, uma vez que o clareamento dental não altera a cor real de seus dentes, o resultado pode passar se os hábitos que contribuem para as manchas nos dentes forem continuados.
Se você continuar a tomar café e vinho tinto, você poderá não obter os resultados esperados com o uso do creme dental. O mesmo ocorre com quem é fumante ou usa produtos provenientes do tabaco. Até mesmo alimentos saudáveis, como beterraba e mirtilo, podem escurecer os dentes. Em vez de evitar os alimentos saudáveis em busca de dentes mais brancos, simplesmente lembre-se de escovar os dentes depois de comer e de beber um pouco de água durante a refeição para enxaguar a boca.

Outras opções de clareamento
Cremes dentais branqueadores não trarão resultados excepcionais e dentes com um brancos a menos que você naturalmente tenha dentes muito brancos. Se você deseja branquear os dentes, você pode considerar um clareamento no consultório odontológico. Consulte o seu dentista para realizar tratamento de clareamento dental profissional, que normalmente envolve o uso de branqueadores e uma luz especial. Fale com o seu dentista antes de usar qualquer produto de branqueamento, especialmente se você tem um histórico de sensibilidade nos dentes ou gengivas.
Lembre-se que o uso de creme dental branqueador e outros produtos de clareamento trarão resultados distintos. Por exemplo, é possível que você não consiga ter um sorriso perfeitamente branco caso seus dentes sejam naturalmente acinzentados. Também é importante saber que procedimentos de clareamento não alterarão a cor de restaurações, facetas ou coroas. Se você decidir usar um creme dental de clareamento, use-o conforme o indicado e lembre-se de realizar escovação pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental para a saúde de seus dentes e gengiva.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Escolhendo enxaguatórios bucais

  • Enxaguantes bucais anti bacterianos – São mais eficientes no controle de placa do que os enxaguantess com flúor, e também refrescam o hálito.

  • Enxaguantes bucais com flúor - Esses enxaguantes revestem os dentes com flúor para fortalecer os dentes na prevenção da cárie. Eles também refrescam o hálito.

Indeciso com as diversas opções no supermercado?

Escolha o creme dental que atenda suas necessidades. Pode ser o de branqueamento, de sensibilidade ou de proteção da gengiva. Confira nossas ofertas!