Escolhendo Um Dentista

casal sorrindo

A aparência de seu sorriso desempenha um grande papel na forma que você pensa de si mesmo e como você acha que os outros o percebem. Uma pesquisa conduzida pela American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD) evidenciou que cerca de 74% das pessoas acreditam que um sorriso pouco atraente pode atrapalhar uma carreira de sucesso e que quase 100% das pessoas acreditam que o sorriso é um importante atributo social.

Você pode não gostar que seus dentes apareçam durante um sorriso caso você ache que eles estão muito amarelos, tortos ou trincados. Felizmente, há uma série de opções odontológicas acessíveis que podem ajudar a melhorar o seu sorriso e aumentar a sua autoconfiança. Em sua próxima consulta, converse com seu dentista sobre as possibilidades dísponíveis para corrigir quaisquer problemas com seus dentes.

1. Faça um clareamento nos dentes

Nossos dentes ficam amarelados ou escurecidos por uma variedade de motivos. Uma das causas pode ser uma dieta rica de alimentos que os mancham, tais como café, chocolate e frutas escuras. Outra possibilidade é o desgaste do esmalte dental com o passar do tempo, tornando mais visível a dentina amarelada. Algumas pessoas nascem com dentes que são naturalmente amarelos ou ligeiramente acinzentados. Se você decidir que quer clarear os dentes, opte pelos tratamentos realizados no consultório do seu dentista.

O custo do clareamento dos dentes varia de acordo com o tratamento dentário e o tipo de produto utilizado.

2. Corrigir lascas e rachaduras com restauração adesiva

Se você tiver um dente trincado ou quebrado, ou um dente que necessita de uma restauração, a restauração adesiva é muitas vezes uma boa alternativa. A restauração normalmente é feita de uma resina composta ou porcelana. O material poderá ter o tom para corresponder à cor natural dos seus dentes, de modo a ficar imperceptível a restauração realizada e e ninguém será capaz de dizer que algo foi feito algo no seu dente.

3. Usar uma contenção para endireitar os dentes

Nem todos com dentes tortos ou desalinhados precisam de aparelho. Normalmente, as pessoas usam contenção depois de remover aparelhos ortodônticos para evitar que seus dentes desalinhem. Mas, se você tem um pequeno espaço entre dois dentes ou sua mordida é ligeiramente desalinhada, é possível corrigir sem usar aparelho.

Um dispositivo de alinhamento, que é uma espécie de dispositivo de plástico que se encaixa sobre os dentes e ajuda a empurrá-los para o lugar ou endireitá-los, pode ser uma outra alternativa ao aparelho. Alinhadores são mais caros do que contenções. Mas alinhadores, fazem muito mais do que as contenções quando se trata de corrigir dentes tortos, o que pode fazer o custo mais alto valer a pena.

Se você não está feliz com seu sorriso, você não precisa se conformar com ele! Agende uma consulta com seu dentista hoje e saiba mais sobre qual tratamento dentário pode ser realizado para reparar o seu sorriso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar durante a VISITA AO DENTISTA

Em sua primeira visita, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental completo. Em visitas de acompanhamento, se o seu status de saúde for modificado, não se esqueça de contar ao seu dentista. A seguir, está o que você pode esperar durante a maioria das visitas ao dentista.

  • Limpeza minuciosa – O dentista vai raspar ao longo e abaixo da margem gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro formado que pode causar doenças da gengiva, cárie, mau hálito e outros problemas. Em seguida, ele vai polir e utilizar o fio dental em seus dentes.

  • Exame dental completo – Seu dentista vai realizar um exame minucioso em seus dentes, gengiva e boca, observando sinais de doenças ou outros problemas.

  • Raios X – Raios X podem diagnosticar problemas de outra forma não observáveis, como danos as mandíbulas, dentes impactados, abscesso, cistos ou tumores e cárie entre os dentes.