Dor após a extração dentária: três dicas para ajudar as crianças a manterem a escovação

Às vezes, as crianças precisam ter um dente de leite extraído caso ele não caia por conta própria. A necessidade de extrair o dente aparece tipicamente quando o dente permanente já está crescendo. Embora alguns dentes de leite exijam apenas uma pequena força para puxar, o procedimento pode tornar o alvéolo sensível e dolorido por vários dias depois. Se a criança manifestar dor na boca após a remoção de um dente, ela poderá apresentar resistência à escovação. É muito importante, porém, encorajar – e se necessário ajudar – a criança a continuar a escovação em outras áreas da boca, mesmo com a dor. As três dicas a seguir podem ajudar a criança após a extração do dente de leite:

Seguir as instruções do dentista

Uma das melhores maneiras de ajudar a criança a se recuperar da dor após a remoção de um dente é seguir as instruções do dentista. O dentista poderá restringir a dieta da criança para as 24 horas após a extração. Por exemplo, muitos dentistas pedem que se evite dar às crianças alimentos quentes por várias horas, até que a anestesia desapareça e fornecer somente alimentos pastosos no primeiro dia. Normalmente, a área da extração não é escovada durante 4-5 dias após o procedimento, de modo que o dentista pode pedir que a criança lave a boca com água morna com sal durante alguns dias para ajudar na cicatrização e manter a área limpa. Essas instruções do dentista são elaboradas para ajudar na correta cicatrização e evitar infecção.

Usar reforço positivo

Se a criança resistir à ideia de escovar por causa da dor, há muitas maneiras de encorajá-la:

  • Recompense a criança por ter sido corajosa no dentista e mencione como o dente permanente está contente por ter espaço para crescer e, portanto, como é importante cuidar desse novo dente.
  • Permita que a criança escove as outras áreas um pouco de cada vez. Se a dor for muito intensa, deixe a criança escovar um pouco, esperar e escovar um pouco mais.

Não desistir

A sensibilidade após a extração deverá desaparecer dentro de alguns dias. Caso contrário, pode ser necessário um acompanhamento do dentista ou a inspeção do alvéolo por sinais de infecção. Deve-se fazer o possível para encorajar a criança a manter a boca limpa. Se a escovação for difícil, ajude a criança a fazer o melhor possível nessas circunstâncias e assegure que ela lave a boca com água (ou água com sal, se recomendado) para manter a área limpa.