Estudo descobre que a perda dentária pode impulsionar o comprometimento cognitivo

As pessoas que perderam muitos dentes e aquelas que apresentam dificuldades para mastigar alimentos duros apresentaram chances significativamente maiores de comprometimento cognitivo, de acordo com um novo estudo.

Não importou o sexo, idade, nível educacional ou status de depressão ou doença mental—se as pessoas no estudo apresentassem dificuldades para mastigar, apresentavam maiores chances de comprometimento cognitivo. A pesquisa é detalhada no artigo “Capacidade de Mastigar e Perda Dentária: Associação com Comprometimento Cognitivo na População do Estudo de Idosos” na edição de outubro de 2012 do Journal of the American Geriatrics Society.

Os pesquisadores analisaram os dados do Estudo do Painel das Condições de Vida dos Mais Idosos em 2002. Os participantes constituíram de 557 pessoas com idade acima dos 77 anos na Suécia.

Para evitar a perda dentária e manter dentes saudáveis, a ADA recomenda escovar seus dentes no mínimo duas vezes ao dia com escova de cerdas macias. O tamanho e formato da escova devem se ajustar à sua boca, permitindo que você atinja facilmente todas as áreas.

A ADA também recomenda substituir sua escova de dentes a cada três ou quatro meses ou antes, caso as cerdas estiverem desgastadas. Também certifique-se de utilizar um creme dental com flúor.

O uso do fio dental também é uma parte essencial de qualquer rotina de cuidados com a saúde bucal. A ADA recomenda usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia para se atingir uma ótima saúde bucal.

Ao utilizar o fio dental diariamente, você ajuda a remover o biofilme das áreas onde a escova de dentes não alcança. Isto é importante porque a placa que não é removida pela escovação e fio dental pode mineralizar, denominando-se cálculo. O uso do fio dental também ajuda a prevenir a doença periodontal e cárie.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.