Selante para os dentes: o que é preciso saber

Uma vez nascidos, os dentes permanentes deverão durar a vida toda; isso exige tanto cuidados bucais satisfatórios quanto consultas regulares ao dentista. Entretanto, ainda é possível que se precise de tratamentos complementares para proteger os dentes. Um desses tratamentos é a aplicação de selantes dentários, principalmente aplicados em dentes de crianças que apresentam alto risco de cárie.

O que é um selante dentário?

O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.

Qual é a finalidade?

Os dentistas tipicamente recomendam selantes como uma maneira de proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária. Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos. Entretanto, os selantes também podem ser usados em crianças mais crescidas e até em adultos, caso seus dentes apresentem sulcos muito profundos que poderiam aumentar o risco de cárie. O dentista poderá ajudar a decidir sobre a época certa para fazer o tratamento.

Como o selante é aplicado?

A colocação do selante dentário geralmente é indolor e não exige uso de broca ou medicamentos anestésicos. Primeiro, o dentista fará a limpeza da superfície do dente para remover placa e resíduos de alimentos com uma pasta profilática profissional e uma taça de borracha rotatória. A seguir, o profissional isolará o dente, para então aplicar ácido fosfórico a fim de tornar a superfície do dente mais áspera. Nesse ponto do processo o dente terá a aparência de calcário. A seguir, o profissional aplicará o material do selante dentário à superfície do dente, obedecendo às instruções do fabricante para essa aplicação. Se ele estiver usando material de selante fotoativado, ele precisará de uma luz ultravioleta para endurecer (polimerizar), processo que leva cerca de 30 segundos. Por fim, o dentista avaliará o selante e verificará se não está alto.

Os dentes estão selados. E agora?

A escovação ainda é importante, mesmo com os selantes. Experimente um desses produtos para ajudar a manter seus dentes limpos e saudáveis.