Selantes dentários

O que são selantes dentários?

Selantes dentários são usualmente colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores – molares e pré-molares – para ajudar a protegê-los contra a cárie.

Por que os selantes dentários são colocados nos dentes?

As superfícies de mastigação dos dentes molares e pré-molares possuem sulcos que os tornam vulneráveis à cárie. Essas depressões podem ser profundas, tornando a limpeza difícil nessas áreas. A placa bacteriana se acumula nesses sulcos e o ácido das bactérias dessa placa desmineraizao esmalte, desenvolvendo a cárie. O flúor ajuda a prevenir a cárie e a proteger as superfícies dos dentes da cárie e os selantes, preenchem os sulcos, evitando assim que os alimentos fiquem retidos nessa região e causem cárie, garantindo uma proteção superior a dentes com sulcos profundos.

Quando os selantes dentários são aplicados?

A primeira aplicação de selante normalmente é realizada quando o primeiro dente permanente erupciona, . Se as superfícies de mastigação (oclusal) desses dentes forem seladas, o selante dentário ajudará a proteger o dente. O selante pode ser aplicado em quase todos os dentes, consulte o seu dentista.

Os selantes dentários são aplicadossomente na superfície de mastigação dos dentes molares e pré-molares permanentes?

Em geral, os selantes dentários são aplicadosnas superfícies de mastigação desses dentes porque normalmente esses dentes apresentam sulcos mais profundos. Às vezes, os selantes dentários também são usados em outros dentes permanentes que possuírem sulcos profundos , para ajudar a proteger essas superfícies. Em algumas crianças, os molares na dentição primária (dentes de leite) também apresentam sulcos que podem se beneficiar dos selantes dentários e nessa situação o dentista pode recomendar a aplicação de selantes dentários nas superfícies de mastigação desses dentes de leite.

Os selantes dentários podem ser aplicados nos dentes dos adultos?

Sim — embora menos comum, às vezes os selantes dentários são aplicados em adultos com risco de cárie ou em sulcos muito profundos Qual é a aparência dos selantes dentários? Os selantes dentários normalmente são materiais resinosos e que podem ter uma coloração que varia do branco para o transparente.

Como os selantes dentários são aplicados?

Primeiro, a superfície do dente é limpa por um dentista com uma pasta profissional e uma taça de borracha rotativa. A seguir, o dente é lavado com água e secado. Depois, uma solução ácida é aplicada por alguns segundos e lavada com água Isso cria uma superfície mais áspera na superfície do dente, permitindo assim uma melhor aderência do selante no dente Os selantes dentários são então endurecidos (polimerizados) por meio de um aparelho que emite luz ultra-violeta , ou então usando um selante dentário quimicamente ativado que se polimerizasem o uso da lâmpada. Uma vez o selante endurecido (polimerizado), ele protege os sulcos e o dente já está pronto para mastigar.

Quanto tempo dura um selante dentário?

Os selantes dentários têm sido usados e provaram ser eficazes deste os anos de 1970. Muitos estudos demonstraram que eles são eficazes na prevenção da cárie nas superfícies de mastigação (oclusal). Os selantes dentários podem durar vários anos e, se necessário, é possível sua substituição.

Ainda é preciso usar flúor se a pessoa tem selantes dentários?

Sim. Os selantes dentários só protegem a área em que foram aplicados. O flúor ajuda a proteger todas as superfícies restantes do dente contra a formação de cárie.

Os dentes estão selados. E agora?

A escovação ainda é importante, mesmo com os selantes. Experimente um desses produtos para ajudar a manter seus dentes limpos e saudáveis.