Evidências mostram que selantes dentários melhoram a saúde bucal das crianças

Você está procurando uma arma adicional para combater a cárie dentária em seu filho? Pense em selantes dentários.

Escovar e passar o fio dental cuidadosamente ajuda a remover partículas de alimentos e placa dentária bacteriana ou biofilme dentário das superfícies lisas dos dentes, mas as escovas não conseguem penetrar nas depressões e sulcos para retirar alimentos e placa. Os selantes dentários podem ajudar a proteger essas áreas vulneráveis ao "vedar" e impedir a entrada dos alimentos e a formação da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário.

O selante dentário é um material plástico geralmente aplicado nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores – pré-molares e molares. Essa resina plástica preenche as depressões e os sulcos das superfícies mastigatórias dos dentes posteriores, e funciona como uma barreira, protegendo o esmalte da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário e dos ácidos.

Num estudo recente publicado no The Journal of the American Dental Association, programas de aplicação de selantes dentários em escolas foram enaltecidos como uma abordagem de saúde pública eficaz na prevenção de doenças dentárias.

Mesmo que a escola de seu filho não tenha um programa de aplicação de selantes dentários, você ainda pode lhe proporcionar a aplicação de selantes. Os selantes dentários são facilmente aplicados por seu dentista, que leva poucos minutos para selar cada dente.

Os dentes que receberão o selante dentário são limpos e, em seguida, as superfícies mastigatórias recebem uma solução ácida que as deixa mais ásperas para facilitar a aderência do selante dentário ao dente. O selante dentário é, então, pincelado no esmalte dentário, onde se liga diretamente ao dente e endurece.

Enquanto o selante permanecer intacto, a superfície dental estará protegida da cárie. Os selantes dentários suportam bem a força normal da mastigação e geralmente duram vários anos antes que uma reaplicação seja necessária. Nas consultas regulares, seu dentista verificará a condição dos selantes dentários e fará uma nova aplicação quando necessário.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Os dentes estão selados. E agora?

A escovação ainda é importante, mesmo com os selantes. Experimente um desses produtos para ajudar a manter seus dentes limpos e saudáveis.