O laser auxilia a odontologia, combatendo as bactérias nos canais radiculares

Lasers de alta tecnologia são geralmente usados em odontologia para preparar cavidades para restaurações, mas pesquisadores estão achando que ele pode ser útil também para ajudar a eliminar bactérias em canais radiculares.

Um grupo de pesquisadores austríacos diz que é possível, por meio do desenvolvimento de pontas de fibras flexíveis em miniatura, permitir o uso do laser no tratamento endodôntico.

O Dr. Ulrich Schoop e colaboradores da faculdade de odontologia da Universidade de Viena usaram 60 dentes humanos extraídos com um canal radicular cada para testar os efeitos da irradiação do laser nos canais radiculares usando laser de érbio, cromo:ítrio-escândio-gálio-granada(rubi)(Er,Cr:YSGG).

Os pesquisadores inocularam os canais com um de dois tipos de bactéria (Enterococcus faecalis e Escherichia coli) e então irradiaram os canais usando 1 ou 1,5 watt de potência.

O laser reduziu a quantidade de E. coli na menor potência e o reduziu para abaixo do nível de detecção na potência mais alta. O laser também foi eficaz na eliminação de E. faecalis.

Em pesquisa publicada na edição de julho do jornal da American Dental Association, os autores concluíram que o laser Er, Cr:YSGG pode ser conveniente para limpar e desinfetar canais radiculares, e que pode ser usado com segurança se as precauções normais para o uso de laser forem observadas e os níveis de energia e tempo de irradiação estiverem adequados.

Outro artigo na mesma edição do JADA descreve um estudo da Temple University sobre o laser Er,Cr:YSGG com uma nova ponta que emite radiação radialmente.

O Dr. Roy H. Stevens e colaboradores da faculdade de odontologia Temple´s Kornberg examinaram a eficiência dessa nova ponta de laser na desinfecção das paredes dentinárias do canal radicular com E. faecalis e concluíram que ele reduz significativamente a quantidade de bactéria nos canais radiculares contaminados

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Você está experimentando sensibilidade depois de um tratamento de canal?

Sensibilidade dentinária não tem graça, mas para amenizar a dor tente usar um de nossos cremes dentais próprios para aliviar sensibilidade