Dicas de mastigação após uma restauração

Depois de fazer a restauração de um ou mais dentes, a dor e a sensibilidade dos dentes pode durar por horas ou até dias após o procedimento. Isto faz com que a ingestão de sólidos e líquidos seja desconfortável

Felizmente, seguindo algumas orientações e evitando alimentos que possam causar problemas depois da restauração, você pode reduzir consideravelmente o desconforto:

  • Mastigue devagar e morda levemente: A mordida exerce uma enorme pressão nos dentes e isto pode fazer com que fiquem doloridos após uma restauração. Ao mastigar seu alimento, faça-o devagar e tente não morder até o final; isso impedirá o impacto do contato entre os dentes. Se possível, mastigue no lado oposto ao da restauração.
  • Mantenha a boca fechada ao mastigar: Para algumas pessoas, até o ar frio pode desencadear dor em dentes sensíveis. Consequentemente, além de boas maneiras, manter a boca fechada ao mastigar diminui a chance de o ar frio entrar na boca e causar dor.
  • Evite alimentos pegajosos: Para algumas restaurações, especialmente as metálicas(amálgama), aguarde algum tempo após o procedimento. Comer alimentos pegajosos pode, em casos raros, soltar a nova restauração, portanto é melhor evitá-los por um período de tempo.
  • Evite bebidas muito quentes ou muito frias: Temperaturas moderadas são menos propensas a desencadear dor em dentes sensíveis.
  • Evite doces: Alimentos açucarados e refrigerantes provocam sensibilidade em algumas pessoas e podem promover o crescimento de bactérias em torno das restaurações.
  • Não mastigue nozes, balas duras, ou gelo: Além de causar uma pressão indevida sobre os dentes enquanto eles ainda estão se recuperando, morder alimentos duros pode soltar a nova restauração que ainda não está devidamente acomodada. Isto é particularmente importante para as restaurações metálicas (amálgama), pois elas levam mais tempo para acomodar do que as restaurações de resina (da cor do dente).

Siga sempre as recomendações do seu dentista sobre dicas de mastigação, os alimentos que devem ser evitados após o procedimento, e quanto tempo você deve esperar para comer alimentos sólidos depois da restauração.

Se seus dentes permanecerem sensíveis por várias semanas depois de uma restauração, ou se a dor aumentar em vez de diminuir ao longo do tempo, consulte o seu dentista para verificar as causas e as possíveis soluções. Às vezes um ajuste pequeno e indolor como lixar uma área mais alta de uma restauração é o suficiente para aliviar a dor. Em outros casos, a sensibilidade pode ser o sinal de um problema mais sério. Saiba mais sobre restaurações dentárias Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

Previna-se da cárie agora para evitar restaurações no futuro!

Cárie não é brincadeira e ninguém gosta de restaurações. Use um creme dental com flúor para evitar consultas extras ao dentista.