Efeitos colaterais da Novocaína que devem ser observados

Os dentistas frequentemente utilizam anestésicos locais, como a novocaína, em procedimentos como restaurações e extrações dentárias. Na maioria das vezes, esse anestésico não causa problemas ao paciente; no entanto, como qualquer medicação, o potencial para efeitos colaterais existe. Antes de se submeter a um tratamento dentário, você deve conversar com seu dentista a respeito do que pode acontecer especialmente se existem advertências que devam ser observadas. Dessa forma, você saberá se precisará ligar para o dentista ou retornar ao consultório para tratamento adicional. Felizmente, os efeitos colaterais da novocaína são brandos e não preocupantes.

Reação alérgica

Pessoas sensíveis à novocaína podem sofrer reações alérgicas que podem variar em gravidade. Se você já usou novocaína anteriormente e não teve problemas, é menos provável que você venha a sofrer alguma reação alérgica do que alguém que nunca tenha se submetido à medicação. Se esta for a primeira vez que você irá utilizar a novocaína, avise seu dentista para que ele possa monitorar os sintomas. Os sinais de uma reação alérgica são normalmente limitados à área da boca onde a anestesia local é aplicada podendo ocorrer inchaço, ou em casos mais graves, até mesmo problemas para respirar.

Reação do sistema nervoso central

Em alguns casos, a novocaína pode interferir no funcionamento normal do sistema nervoso central. Seu dentista deve avaliar cuidadosamente o seu histórico médico para descobrir quaisquer condições médicas preexistentes e determinar a dosagem correta. Nervosismo, tonturas e insuficiência respiratória podem ocorrer se uma dose elevada de novocaína for administrada. Seu dentista será capaz de avaliar e fornecer um tratamento bem-sucedido e evitar os efeitos colaterais graves decorrentes da utilização da novocaína.

O que seu dentista pode fazer

Seu dentista deve conhecer os efeitos colaterais da novocaína para que possa discuti-los com você antes do tratamento. Ele também sabe como proceder e as medidas a serem tomadas caso você tenha uma reação durante o procedimento para mantê-lo seguro. Caso você apresente qualquer um dos efeitos colaterais da novocaína durante um procedimento, o dentista poderá parar o tratamento, recomendar cuidados médicos ou continuar e escolher um tipo diferente de anestésico local assim que o efeito da novocaína desaparecer. Se tal problema ocorrer, seu dentista também poderá anotá-lo em seu histórico para futuros procedimentos dentários.

Saiba mais sobre Efeitos colaterais da Novocaína no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.