Medicações podem tornar as consultas odontológicas mais relaxantes e confortáveis

Diversas medicações estão disponíveis para ajudar a criar consultas odontológicas mais relaxantes e confortáveis. Alguns remédios controlam a dor, alguns ajudam a relaxar e outros induzem um sono profundo durante o tratamento dos dentes. Você e seu dentista podem discutir vários fatores para decidir quais drogas usar durante seu tratamento: o tipo de procedimento, sua saúde geral, história de alergias e o seu nível de ansiedade são levados em conta ao se determinar qual a melhor abordagem para o seu caso em particular.

Analgésicos não narcóticos são as drogas mais comumente usadas para alívio da dor dentária ou dor após tratamento dentário. Essa categoria inclui aspirina, acetaminofen e anti-inflamatórios não esteroidais como o ibuprofeno. Analgésicos narcóticos, como aqueles contendo codeína, agem no sistema nervoso central para aliviar a dor. São usados para dores mais severas.

Anestésicos tópicos são aplicados aos tecidos bucais com uma haste flexível para evitar a dor em nível superficial. Seu dentista pode usar um anestésico tópico para amortecer a área como preparação para administrar um anestésico local injetável. Anestésicos tópicos também podem ser usados para acalmar úlceras bucais dolorosas.

Anestésicos locais injetáveis evitam a dor numa área específica da boca durante o tratamento por bloquear os nervos que transmitem a dor e amortecer os tecidos bucais. Eles causam um amortecimento temporário frequentemente chamado de "lábio inchado". Os anestésicos injetáveis podem ser usados em procedimentos como restauração dentária, preparação de dentes para coroas ou tratamento de doença periodontal. Agentes antiansiedade podem ajudá-lo a relaxar durante as consultas odontológicas e geralmente são usados em associação com anestésicos locais. Os dentistas também podem usar esses agentes para induzir uma "sedação mínima ou moderada", na qual o paciente atinge um estado de relaxamento durante o tratamento, mas pode responder à fala ou ao tato.

Tratamentos mais complexos podem exigir drogas que possam induzir "sedação profunda", causando uma perda de sensação e reduzindo a consciência para aliviar a dor e a ansiedade. Ocasionalmente, os pacientes são submetidos a "anestesia geral", na qual drogas causam uma perda temporária de consciência. Sedação profunda e anestesia geral podem ser recomendadas em certos procedimentos em crianças ou em indivíduos que tenham ansiedade severa ou dificuldade de controlar os movimentos.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.