Pesquisador busca impedir a migração de bactérias bucais prejudiciais

Pesquisadores têm bactérias bucais na mira ao procurar novas formas de neutralizar uma bactéria comum que é inofensiva na boca da mãe, mas pode se tornar mortal ao alcançar um bebê antes de nascer.

Yiping Han, Ph.D., professor associado da Faculdade de Odontologia da Case Western Reserve University, busca construir obstáculos para bloquear a migração da bactéria conhecida como Fusobacterium nucleatum; Dr. Han conduziu uma quantidade significativa de pesquisas com a Fusobacterium nucleatum, que cria destruição quando deixa a boca e entra na corrente sanguínea.

Após deixarem a boca, a invasão das bactérias através da placenta permite que elas se multipliquem rapidamente no ambiente sem imunidade que protege o feto da rejeição pelo corpo da mãe. O rápido crescimento bacteriano faz a placenta ficar inflamada, o que pode provocar nascimento prematuro e morte fetal. Dr. Han pesquisou mecanismos de transporte bacteriano que não apenas têm o potencial de evitar nascimentos prematuros e de natimortos, mas também podem ajudar a evitar a doença periodontal, que foi ligada a problemas de saúde como artrite, diabetes e doença cardíaca.

Em estudos anteriores, Dr. Han descobriu uma molécula da proteína adesina – ou agente de ligação – chamada FadA nos genes da F .nucleatum. Esse agente de ligação presente nas bactérias permite que elas se conectem com receptores nas células da boca e posteriormente nas células da placenta. Em testes, bactérias sem o agente de ligação tiveram menos capacidade de ligação em comparação com aquelas que tinham o agente.

Neste novo estudo, "seremos capazes de continuar uma análise funcional da FadA", diz Dr. Han. "Queremos bloquear as bactérias antes que elas possam causar qualquer dano. Trata-se de uma abordagem que busca agir no ponto onde todo o processo se origina e impedir que ele comece a causar destruição".

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A gengiva inflamada está estragando seu dia?

Gengiva inflamada não é brincadeira; ainda bem que a Colgate possui respostas para você. Experimente um de nossos produtos para ter gengiva saudáveis.