Estudo sugere que demência pode estar ligada a perda de dentes

Pode a perda de dentes predizer o desenvolvimento de demência em uma fase tardia da vida?

Estudos passados mostraram que pacientes com demência estão mais propensos do que pacientes sem essa condição a ter uma insatisfatória saúde bucal, mas poucos pesquisadores examinaram essa relação para determinar se a má saúde bucal pode realmente contribuir com o desenvolvimento da demência.

De acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of the American Dental Association, uma equipe da Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia da Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, investigou uma possível ligação.

Os pesquisadores examinaram dados de 144 participantes do Estudo "NUN", um estudo de envelhecimento e Doença de Alzheimer entre freiras católicas da Escola de Freiras de Notre Dame.

Usando fichas odontológicas e resultados de exames cognitivos anuais, eles estudaram participantes da ordem da província de Milwaukee que tinham entre 75 e 98 anos de idade, verificando que: “das participantes que não tinham demência no primeiro exame, aquelas com poucos dentes (zero a nove) tinham um risco maior de desenvolver demência durante o estudo em comparação com aquelas que tinham 10 ou mais dentes”.

Os pesquisadores propuseram diversas possíveis razões para a associação entre perda dental e demência: não apenas doença periodontal, mas também deficiências nutricionais na fase inicial da vida, infecções ou doenças crônicas que podem resultar simultaneamente em perda dental e danos ao cérebro.

Entretanto, acrescentam, se a perda dental tem algum papel real no surgimento da demência é impossível dizer com base nesse estudo. “Não está claro, a partir de nossos achados, se a associação é causal ou casual”, escrevem, recomendando ênfase novos estudos.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Ajude sua boca a envelhecer com elegância

Cuidar de sua boca ainda é essencial. Experimente um de nossos produtos para ajudar a manter os sorrisos saudáveis em qualquer idade.