O primeiro dente do seu filho: O que esperar?

Você vê um pontinho branco que pode ser o primeiro dente do seu bebê? Entre 4 e 6 meses de idade, seu pequeno anjinho começará a dentição. Esse é um marco excitante, mas, às vezes, pode virar o sorriso do seu pequenino de cabeça para baixo, já que o nascimento dos dentes pode ser desconfortável. Esse rito de passagem é um momento ideal para coletar dicas sobre dentição e começar a pensar sobre cuidados dentais.

O primeiro dente do bebê

Mesmo enquanto a boca do seu bebê é só gengiva, não é cedo demais para planejar o cuidado dental. Na hora do banho, tente envolver seu dedo em um paninho limpo e molhado, ou uma gaze de algodão e, gentilmente, esfregar a gengiva da criança. Isso pode estimular a gengiva e dar a ambos o hábito de limpeza oral diária. Você pode descobrir que seu filho começa a babar e colocar na boca tudo que vê. Mantenha um pano úmido disponível para limpar o queixo e evitar irritação e assaduras. Vestir seu filho com um pequeno babador vai manter as roupas secas também. Logo vai começar a ver o primeiro dente do bebê, geralmente começando pelo par inferior frontal. Os dentes costumam vir em pares, então espere um par em cima na sequência.

Como domar as dores da dentição

A primeira pista de que os dentes estão a caminho podem ser mudanças no comportamento do bebê, como agitação e falta de sono. O processo de dentição geralmente dura de 6 meses a 3 anos, com as primeiras erupções sendo as piores. É possível para bebês simplesmente se acostumarem com a sensação da dentição após os primeiros dentes. Uma das melhores coisas que os pais podem fazer é dar aos bebês algo seguro para mastigar. Mordedores, que podem ser gelados no freezer, ajudam, uma vez que a superfície dura é bem sentida na gengiva do bebê, e o gelo dá um efeito de dormência. Até um paninho gelado pode ser usado para esfregar a gengiva.
Se esses remédios caseiros não ajudarem seu bebê, e ele começar a ter febre, cheque com o odontopediatra a medicação adequada.

Com os dentes vêm as comidas à mesa

Conforme os dentes aparecem, a primeira comida pode ser apresentada ao bebê. Até então, a maioria dos bebês é amamentada ou alimentada com fórmula de leite, com talvez algum cereal de arroz misturado. Comidas frias e geladas podem ser oferecidas, como compota de maçã sem açúcar, iogurte ou comidas de bebê preparadas para ajudar a aliviar o processo de dentição. Comidas consistentes vêm em seguida. Conforme ela começa a ter dentes, a criança pode estar confortável a experimentar novas texturas de comida. Comece servindo pequenos pedaços de comidas macias, como purê de batatas sem sal, bananas, aveia, macarrão e vegetais bem cozidos (cenouras, ervilhas e batatas-doces). Para proteína, corte a comida em pedaços bem pequenos para que peguem com as mãos, como frango, pedacinhos de ovo cozido duro e carne de porco. Escolha com cuidado as comidas do seu bebê, preferindo aquelas que são fáceis de manusear e não apresentam risco de engasgar.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?

Assim que os dentes de seu bebê nascem, é importante começar a cuidar deles. Experimente cremes dentais formulados especialmente para crianças.