Comece a cuidar dos dentes do bebê logo cedo

A cárie dentária em bebês e crianças é chamada de cárie de mamadeira. Ela pode destruir os dentes e ocorre mais frequentemente nos dentes anteriores superiores. Porém, outros dentes também podem ser afetados.

A cárie dentária ocorre quando líquidos açucarados são dados para a criança e permanecem na boca por longos períodos. Muitos líquidos causam problemas, entre eles o leite, fórmulas e sucos de frutas. As bactérias presentes na boca usam os açúcares desses líquidos como alimento e produzem ácidos que atacam os dentes. Cada vez que seu filho bebe esses líquidos, os ácidos atacam por 20 minutos ou mais. Após muitos ataques, os dentes podem cariar.

Não é apenas o que você põe na mamadeira do seu filho que causa cárie dentária, mas também a frequência e o tempo de contato. Dar à criança uma mamadeira de líquido açucarado muitas vezes por dia não é uma boa idéia. Deixar que a criança adormeça com uma mamadeira durante cochilos ou à noite também pode prejudicar os dentes.

Algumas vezes os pais não se dão conta de que os dentes do bebê podem cariar logo após surgirem na boca. No momento em que a cárie dentária for percebida, poderá ser muito tarde para salvar o dente. Você pode ajudar a evitar que isso aconteça com seu filho seguindo essas dicas:

  • Após cada amamentação, esfregue as gengivas do bebê com uma compressa de gaze limpa. Comece a escovar os dentes da criança assim que o primeiro dente irromper. Limpe e massageie as gengivas nas áreas que continuarem sem dentes, e comece a passar fio dental quando todos os dentes do bebê tiverem irrompido, geralmente aos 2 anos de idade.
  • Nunca permita que seu filho adormeça com uma mamadeira contendo leite, fórmula, suco de frutas ou líquidos açucarados. Se seu filho precisar de algo para chupar entre as alimentações regulares, à noite ou durante cochilos, dê a ele uma chupeta limpa recomendada pelo seu dentista ou médico. Nunca dê ao seu filho uma chupeta mergulhada em líquidos doces.
  • Evite encher a mamadeira de seu filho com líquidos como água com açúcar e refrigerantes.
  • Inicie as visitas ao dentista por volta do primeiro aniversário da criança. Agende consultas regularmente. Se achar que seu filho tem problemas dentários, leve-o ao dentista assim que possível.
© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?

Assim que os dentes de seu bebê nascem, é importante começar a cuidar deles. Experimente cremes dentais formulados especialmente para crianças.