Dicas para vencer o hábito de chupar o dedo

É seguro – mas até um determinado ponto. Esse ponto surge quando os dentes permanentes começam a nascer. Chupar o dedo pode, então, pode causar crescimento inadequado da boca e desalinhamento dos dentes. As crianças normalmente interrompem este hábito muito comum por conta própria entre os 2 e 4 anos. Mas, às vezes, elas continuam com o hábito na zona de risco.

Quando uma criança continua chupando o dedo, isso se torna um risco à saúde bucal. O que os pais podem fazer para corrigir este comportamento? Aqui apresentamos algumas sugestões da Associação Americana de Odontologia, que possui recursos para lidar com o hábito das crianças de chupar dedo no website do consumidor MouthHealthy.org:

  • Elogie seu filho(a) quando ele não chupar o dedo
  • Normalmente as crianças chupam o dedo quando estão se sentindo inseguras ou precisando de conforto. Foque em corrigir a causa da ansiedade e forneça conforto ao seu/sua filho(a);
  • Para uma criança mais velha, envolva-a na escolha do melhor método para acabar com o hábito;
  • Seu dentista pode incentivar seu/sua filho(a) e explicar o que acontecerá com os dentes dele(a) se ele(a) não parar de chupar o dedo.

Para mais informações sobre o hábito de chupar o dedo, visite o website do consumidor da Associação Americana de Odontologia MouthHealthy.org.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.