Como reconhecer sinais de abuso infantil

Os profissionais da odontologia devem saber reconhecer sinais de abuso e negligência infantil em seus pacientes e relatar qualquer suspeita às autoridades responsáveis, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Dental Association.

“Relato obrigatório de lesões bucais indicando possível abuso infantil”, foi publicado na edição de outubro do JADA e escrito pelos Drs. David R. Katner, diretor da Juvenile Law Clinic na Universidade Tulane e Christopher E. Brown, professor clínico associado de prótese no Centro de Ciências de Saúde da Luisiana. Os pesquisadores revisaram os estatutos civis e criminais de cada estado para determinar o papel que os profissionais da odontologia devem desempenhar em casos de abuso ou negligência.

Os membros da equipe odontológica podem atender pacientes jovens com traumas dentro ou ao redor da boca que não foram causados por acidente. É importante que o público saiba que em todos os estados existe uma legislação que determina que todos aqueles que trabalham num consultório odontológico devem relatar casos de abuso e negligência infantil.

Existem também leis que protegem a pessoa que relatou este tipo de incidente. © Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.