O Dia das Bruxas não tem que ser um dia macabro para os dentes dos seus filhos

Se as conseqüências do excesso das guloseimas do Dia das Bruxas, o Halloween, estão preocupando você, tenha em mente que existem coisas que os pais podem fazer o ano todo para prevenir cáries dentárias nas crianças.

Primeiro, lembre que a boa saúde bucal depende não somente da dieta.

Quando se trata das guloseimas do Dia das Bruxas, “não é necessariamente a quantidade de açúcar do doce que você coloca na boca, é a consistência dele”, diz o dr. Richard Price, consultor da American Dental Association.

“Assim que nós damos a primeira mordida em alguma coisa açucarada, as bactérias da placa começam a produzir ácidos. Enquanto os ácidos estão sendo produzidos, eles começam a roubar os minerais dos dentes, e dessa forma começam as cáries dentárias”, afirma o dr. Price.

O dente pode repor os minerais perdidos absorvendo fosfatos e cálcio de outros alimentos e flúor do creme dental, mas isso normalmente leva algumas horas.

Dr. Price sugere que você permita que seus filhos ingiram doces como sobremesas, após uma refeição, quando eles irão causar menos danos.

Certifique-se também que as crianças irão escovar os dentes após comer. Caso eles não possam escovar, faça-os mascar gomas sem açúcar por alguns minutos para estimular a saliva, que irá ajudar a lavar os ácidos causadores da cárie dos dentes.

Você também deve monitorar com que freqüência seus filhos ingerem alimentos com açúcar ou amido – alimentos que têm maior probabilidade de promover a cárie dentária. Alimentos com amido incluem pães, bolachas, macarrão e salgadinhos como pretzels e batata frita.

Ao controlar o açúcar, olhe além do açucareiro e do baleiro. Uma variedade de alimentos contém um ou mais tipos de açúcar, e todos os tipos de açúcar podem promover cárie dentária. Frutas, alguns vegetais e a maioria dos laticínios contêm pelo menos um tipo de açúcar.

Muitos alimentos com açúcar e amido fornecem os nutrientes que seus filhos necessitam – você precisa simplesmente selecioná-los e servi-los de forma sensata. O alimento com açúcar ou amido é mais seguro para os dentes se for ingerido na refeição, não entre elas.

Além de hábitos alimentares saudáveis, visitas regulares ao dentista, uso do flúor e visitar o dentista antes do primeiro ano de idade são algumas das maneiras de assegurar que seu filho irá manter uma boa saúde bucal.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.