Ajudar crianças a aprender sobre saúde bucal é divertido para professores e pais

Quanto mais as crianças aprenderem sobre saúde bucal, mais provavelmente elas adotarão hábitos que as ajudarão a conservar os dentes por muito tempo após crescerem.

Conversar com as crianças sobre saúde bucal pode ser uma atividade igualmente gratificante para professores e pais. Além das aulas na escola, existem outros grupos que atendem crianças que podem se beneficiar com as atividades de educação em saúde. Exemplos incluem Boys and Girls Clubs, programas Head Start, grupos religiosos para a juventude e a YMCA/YWCA.

Mesmo em casa, existem atividades divertidas que os pais podem fazer com seus filhos para enfatizar a importância de cuidar dos dentes e manter uma saúde bucal ótima. Aqui vão algumas idéias:

Evidenciação da placa invisível – Misture três ou quatro gotas de corante alimentar com algumas colheres de sopa de água num copo de papel. Peça para a criança bochechar a água colorida por dez segundos e cuspir cuidadosamente em um segundo copo ou numa pia próxima. Faça-a olhar num espelho de aumento e identificar as áreas vermelhas que indicam a presença de placa. Em seguida, peça para a criança escovar os dentes com creme dental e uma escova dental nova. Repita o procedimento de evidenciação para ver quanta placa foi removida e falar sobre as áreas onde a placa se esconde.

Faça uma demonstração do uso do fio dental – converse sobre o uso do fio com a criança. Mostre como passar o fio e faça com que as crianças, em duplas, demonstrem como se faz o procedimento usando um fio de lã. Uma criança junta as duas mãozinhas com os dedos apontando para cima, bem juntinhos, para imitar os dentes. A outra criança usa o fio de lã para passar entre os dedos.

Demonstre como os selantes protegem as superfícies mastigatórias dos dentes – Pegue dois comprimidos de antiácido, vinagre, dois pequenos copos de papel e um pedaço de filme plástico. Este teste serve para mostrar como a cobertura de plástico (selante dental) protege um dente (comprimido antiácido) do ácido do vinagre (placa mais açúcar). Embrulhe um comprimido antiácido em filme plástico; deixe o outro comprimido sem embrulhar. Coloque cada comprimido num copo de papel separado e cubra ambos com vinagre. Espere cinco minutos e jogue fora o vinagre. O ácido presente no vinagre terá começado a dissolver o comprimido de antiácido desembrulhado (dente sem selante dental). Retire o plástico do outro comprimido de antiácido para mostrar que o plástico o protegeu do ácido, como acontece com o selante dental.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.